Seduce anuncia concurso público para professores da rede estadual

10 junho 2016 às 13h42

COMPARTILHAR
Edital, que deve ser publicado no segundo semestre, abrirá mil vagas para professores de química, física e matemática, disciplinas com maior demanda de profissionais

A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), Raquel Teixeira, anunciou a realização de um concurso público para professores durante reunião com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Goiás (Sintego), nesta manhã de sexta-feira (10/6).
Com a presença da presidente do sindicato, Bia de Lima, e outros representantes, a secretária também comunicou outras medidas que atendem à reividicações da categoria , como o pagamento do piso salarial.
A realização do concurso público foi autorizada pelo governador Marconi Perillo (PSDB) e o processo se encontra em tramitação na Escola de Governo. Serão mil vagas para as áreas de química, física e matemática, disciplinas com maiores demandas.
De acordo com a secretária, uma vez feito o certame, o Estado terá uma visão real do déficit das outras disciplinas. “Hoje nós temos distorções, por exemplo, professores de geografia dando aula de matemática. Isso dificulta a secretaria detectar a carência real das outras áreas. Atendendo esse déficit de química, física e matemática teremos um cenário real para verificar as outras demandas. É um grande avanço para a categoria”, informou.
A secretaria espera que, após cumprir os trâmites burocráticos e passar pela análise financeira, o edital seja publicado no segundo semestre deste ano.
Outros pontos
Raquel Teixeira informou que o pagamento do piso salarial aos professores dos cargos P-I e P-II foi autorizado e começa a ser efetuado a partir de julho, com retroativo a janeiro. “Nós continuamos negociando o mesmo aumento para os professores P-III e P-IV”, esclareceu.
Ainda durante a reunião com o Sintego, a secretária anunciou a autorização do processo de progressão vertical, que deve atender dois mil professores, a eliminação do quadro transitório, permitindo a adequação dos funcionários ao quadro permanente e a regularização do vale transporte. (Com Comunicação / Seduce)