Secretário de Saúde explica como serão distribuídas as primeiras 140 mil doses da vacina contra a Covid-19
15 janeiro 2021 às 12h09

COMPARTILHAR
Alinhada aos municípios goianos, SES já definiu salas de vacinação e dinâmica da operação. Ações contarão com apoio da Secretaria de Segurança Pública no intuito de garantir a manutenção da ordem

O secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino conversou com o Jornal Opção, na manhã desta sexta-feira, 15, onde falou sobre as expectativas para chegada das primeiras doses da vacina de combate ao coronavírus em Goiás.
Segundo Alexandrino, serão aplicadas cerca de 140 mil doses do medicamento distribuídas a população goiana. “Nossa expectativa é de que esse trabalho já comece na semana que vem. Assim que o medicamento estiver em solo brasileiro faremos o possível para assegurar um deslocamento rápido e seguro para nosso Estado”, garantiu.
O secretário garantiu que já foram mapeados todos os pontos de distribuição, bem como todos os riscos que envolvem a operação. “Já fizemos todas as definições relacionadas a horários, sistemas, gestores, armazenamento, tudo. Temos uma vacina segura que certamente nos ajudará muito a contornar essa condição de pandemia”, declarou o técnico que tem se mostrado otimista com a chegada do medicamento ao Brasil.
Além dessas primeiras 140 mil doses que irão chegar a Goiás, Alexandrino lembrou que há uma expectativa “bem próxima a essa data, inclusive” da chegada de outras 400 mil doses da Coronavac. “Temos absoluta certeza que quanto mais vacinados, melhor”.
Dinâmica
Alinhada aos municípios goianos, a secretaria de Saúde já definiu todas as salas de vacinação onde serão aplicadas as primeiras doses do medicamento aos goianos. “Em municípios com até 200 mil habitantes teremos três salas de vacinação disponíveis, em cidade de 200 mil a 500 mil habitantes serão cinco salas disponíveis, e, por fim, naqueles com mais de 500 mil habitantes, teremos um total de oito salas de vacinação em funcionamento”, explicou.
O secretário garantiu que a Secretaria de Segurança Pública irá participar de todo o processo de vacinação em Goiás a fim de garantir a manutenção da ordem. “A ideia é que eles nos apoiem no sentido de prevenir qualquer tipo de ação, manifestação ou constrangimento contra os profissionais e também aqueles que estarão recebendo as doses do medicamento”.
Primeiramente serão vacinados os idosos, acima de 80 anos, os profissionais de saúde e também os indígenas aldeados – que representam um total de 277 pessoas em todo o Estado. Em fases posteriores a expectativa do Estado é vacinar pessoas com idades superiores aos 70 anos e, conforme anunciado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), também os professores.
Assim que as primeiras doses chegarem ao Estado, a secretaria de Saúde irá divulgar uma lista com os respectivos endereços e horários de atendimento das salas de vacinação espalhadas por todo território goiano.