COMPARTILHAR

Pasta reage às críticas feitas após a divulgação de calendário de vacinação no Cremego. Imunização de pessoas com idade acima de 60 anos será feita tão logo cheguem mais doses

Foto: Divulgação/ Governo de Goiás

Após a divulgação de que a vacina contra a Covid-19 será disponibilizada aos médicos que moram em Goiânia, no Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás, outras equipes que também estão em contato com pacientes, a exemplo dos trabalhadores em saúde que atuam nas clínicas de imagem, questionaram a prioridade dada aos médicos nesse formato, uma vez que a vacinação de todos que atuam na linha de frente já é realizada nos hospitais e laboratórios.

A vacinação no Cremego será feita pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, com a aplicação da vacina AstraZeneca, dividida em dois grupos. No primeiro dia serão imunizados médicos com mais de 50 anos de idade e médicos que apresentam comorbidades. No segundo dia de vacinação, serão atendidos os médicos com 49 anos de idade ou menos.

No entanto, a secretaria afirma que segue os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para proceder com a vacinação contra a Covid-19. “Um dos critérios apontados pelo Ministério trata de quais unidades de saúde terão seus trabalhadores vacinados primeiro. São aquelas que mais internam pacientes com Covid-19. Condição que tem sido rigorosamente seguida pelo município”, aponta.

A pasta argumenta ainda que a vacina é gratuita e todos os profissionais saúde, seja da rede pública ou privada, têm direito a ela. Ou seja, é uma obrigação do município fazer a vacinação na medida em que vai recebendo as doses.

“Até o momento, Goiânia recebeu 52.160 doses da vacina contra Covid-19, sendo 30.160 da CoronaVac e 22 mil da AstraZeneca. Um total de  32.039 pessoas já foram vacinadas, 31.279 profissionais de saúde (de um total de 77 mil) e 760 idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Todos desse grupo já foram vacinados”, esclarece a SMS.

A imunização das 127 mil pessoas com idade acima de 60 anos será feita tão logo cheguem mais doses e daremos todas as condições para que este grupo seja imunizado rapidamente e com toda segurança necessária.