O Sebrae Goiás, em parceria com a Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec), abriu inscrições para o processo seletivo de bolsistas do Programa de Agente Local de Inovação (ALI), nas metodologias Produtividade e Rural. A inscrição é gratuita e pode ser feita até 16 de março, às 18h, de forma online, no site da Fapetec.

Ao todo, são 170 vagas (incluindo cadastro reserva) para ALI Produtividade e 187 vagas (incluindo cadastro reserva) para ALI Rural. A bolsa é de R$ 5 mil.

Na metodologia Produtividade, as vagas estão distribuídas nas regiões Central (Goiânia), Centro-Leste, Entorno do DF/Nordeste, Metropolitana, Norte, Oeste, Sudoeste e Sul. Já na metodologia Rural, há oportunidades para Centro-Leste, Entorno do DF, Metropolitana, Norte, Oeste, Sudoeste e Sul.

Os bolsistas de Produtividade deverão desenvolver atividades de extensão tecnológica para avaliar o impacto da inovação na produtividade de pequenos negócios, utilizando ferramentas e metodologias ágeis para implantação de soluções. No eixo Rural, os agentes atuarão com extensionismo tecnológico e incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento de processos inovadores em empresas rurais, com foco em sustentabilidade e competitividade.

Coordenadora da Rede Extensionista do Sebrae Goiás, Paula de Paula explica que as atribuições incluem aplicação de ferramentas para diagnóstico, levantamento e priorização de problemas, identificação, testagem e validação de soluções, planejamento e monitoramento da implantação, além de medições inicial e final dos resultados.

Requisitos e pontuação extra

Para Produtividade, é exigida graduação completa em qualquer área. Candidatos com diploma reconhecido pelo MEC em áreas como Administração, Engenharias, Ciências Contábeis, Economia, TI/Computação, Design, Marketing e Sistemas de Informação podem receber pontuação adicional.

Para Rural, também é exigida graduação completa em qualquer área, com pontuação extra para formações reconhecidas pelo MEC em áreas como Engenharias ligadas ao agro e meio ambiente, Medicina Veterinária, Zootecnia, Gestão do Agronegócio, Economia Rural, Biologia, Agroecologia, além de tecnólogos em campos relacionados ao setor.

Etapas do processo seletivo

O processo seletivo terá três fases, todas eliminatórias e classificatórias:

  • avaliação de conhecimentos;
  • análise curricular e documental;
  • avaliação de habilidades e perfil.

Leia também

Pequena Lô participa de lançamento de cursos inclusivos do Sebrae