Saturno em destaque e eclipse oculto marcam o céu de setembro; confira calendário

01 setembro 2025 às 13h23

COMPARTILHAR
Para quem não gosta do frio, setembro traz boas notícias: o inverno se despede no Hemisfério Sul. Os dias ficam cada vez mais longos à medida que o Sol avança em direção ao sul.
No céu, ainda é possível contemplar as constelações típicas do inverno, como Escorpião e Sagitário, visíveis logo no início da noite. Já de madrugada, começam a surgir as estrelas do verão, entre elas as de Touro, Órion e Cão Maior.
Confira os principais eventos astronômicos do mês:
Calendário celeste de setembro
7 de setembro – Eclipse oculto
A Lua atravessa a sombra da Terra, mas o eclipse lunar total não poderá ser visto na maior parte do Brasil. Apenas uma pequena faixa do litoral do Nordeste terá a chance de acompanhar o fenômeno, com a Lua já nascendo perto do fim da fase parcial. A próxima oportunidade será apenas em 2029.
19 de setembro – Encontro em Leão
Antes do amanhecer, Vênus se alinha com a Lua minguante e com Régulo, a estrela mais brilhante da constelação de Leão. O fenômeno pode ser observado a partir das 4h30, no horizonte leste.
21 de setembro – A hora de Saturno
O planeta dos anéis estará em oposição, ou seja, posicionado exatamente oposto ao Sol em relação à Terra. Esse é o melhor momento para observá-lo: até mesmo pequenos telescópios revelam seus anéis e Titã, sua maior lua.
22 de setembro – Sol de primavera
Às 15h20, o Sol cruza o Equador Celeste em direção ao Sul, marcando o início da primavera no Hemisfério Sul e do outono no Hemisfério Norte.
Leia também: Sete planetas estarão visíveis no céu nesta sexta-feira, 28, em fenômeno raro