O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), tornou-se um dos principais destaques nacionais no cenário digital entre os gestores das capitais brasileiras durante o primeiro semestre de 2025. Segundo levantamento realizado pela plataforma Fanpage Karma, divulgado pelo estrategista em marketing político Lincoln Xavier, Mabel se destacou especialmente no Instagram, com altos índices de engajamento, crescimento de seguidores e volume de interações.

Embora tenha iniciado o ano na liderança do ranking nos meses de janeiro e fevereiro, sua performance sofreu uma queda a partir de março. Ainda assim, os números reforçam o potencial estratégico de sua comunicação digital, que tem sido usada como instrumento direto de aproximação com a população. 

Durante entrevista ao Jornal Opção, Mabel explicou como tem utilizado as redes sociais como ferramenta administrativa e de diálogo com a cidade. “Eu tenho usado muitas redes sociais para, exatamente, comunicar para a cidade uma série de coisas importantes que estão acontecendo”, disse. Para ele, o contato digital direto tem sido fundamental para alertar moradores em situações emergenciais e divulgar ações da prefeitura.

“Você vê, naquelas épocas de muita chuva nas enchentes, quando eu vinha aproximando e avisando sobre a situação juntamente com o pessoal da Defesa Civil, a gente avisava os locais que eram seguros, que podia sair ou não”, pontuou o prefeito.

O levantamento, que analisou mais de 61 milhões de interações em perfis oficiais de Facebook e Instagram dos prefeitos das 26 capitais brasileiras entre 1º de janeiro e 30 de junho, revelou que Mabel teve um engajamento médio de 8,3% no Instagram, somando 2,7 milhões de interações em 500 publicações, média de 2,8 posts por dia. Ele conquistou ainda 192 mil novos seguidores no período, superando nomes como Eduardo Braide (São Luís) e João Campos (Recife) no quesito de engajamento proporcional.

Apesar da expressiva performance no Instagram, o relatório mostra que a atuação de Mabel no Facebook ficou aquém do esperado. Ele é o único prefeito que aparece simultaneamente entre os dez com melhor desempenho no Instagram e entre os dez com pior desempenho no Facebook.

Essa discrepância, segundo o relatório, revela uma “estratégia desalinhada entre as duas redes”. Enquanto no Instagram ele manteve uma linguagem direta, com vídeos autorais e gravações feitas por ele mesmo, no Facebook houve menos constância e interação com o público.

Na avaliação de Sandro Mabel, o sucesso de sua comunicação digital está na autenticidade das postagens. “A rede do prefeito é mais dinâmica, porque eu mesmo que faço e que gravo, isso também chama muito atenção porque a maioria das minhas postagens são gravadas, eu mesmo gravo, então dá aquela originalidade nela”, relatou.

O prefeito contou ainda que costuma acompanhar pessoalmente os comentários recebidos. “Eu recebo muito feedback. Então, na parte da noite, quando estou livre, eu olho isso daí, eu vou recortando o que as pessoas mandam e vou repassando para os meus secretários. ‘Olha isso aqui, olha aquilo ali, veja isso’”, acrescentou.

O relatório detalha ainda que prefeitos que alinharam frequência, conteúdo e engajamento proporcional se destacaram de forma mais consistente ao longo do semestre. João Campos liderou em número de seguidores e interações, Abilio Brunini foi o que mais cresceu em novos seguidores, enquanto Eduardo Braide manteve constância e eficiência em todos os indicadores. Sandro Mabel, por sua vez, foi reconhecido como um gestor com “potencial estratégico”, por aliar crescimento da base digital com alto nível de engajamento e presença frequente.

Entre os principais indicadores avaliados estavam número de seguidores, total de interações, taxa de engajamento, taxa de interação por postagem, média de publicações diárias, total de posts no semestre e crescimento de audiência. Mabel obteve destaque com números como: 268 mil seguidores, 2,7 milhões de interações, engajamento de 8,3%, taxa de interação de 3%, e crescimento de 192 mil seguidores entre janeiro e junho.

O prefeito também ponderou sobre o uso de outras plataformas. Segundo ele, “cada rede tem uma linguagem” e, embora esteja confortável no Instagram, a equipe de comunicação ainda avalia estratégias para atuar em outras frentes, como o TikTok, que possui uma “pegada mais diferente”.

Para os próximos meses, Sandro Mabel indica que pretende aprimorar ainda mais as redes sociais institucionais da prefeitura. “O que nós precisamos fazer, que eu tenho falado muito, é melhorar as redes da própria prefeitura, né?”, afirmou, destacando que o canal pessoal tem funcionado de forma mais dinâmica e direta.

Leia também:

Lula publica decreto regulamentando Lei de Reciprocidade Comercial

CGU aponta distorções de R$ 4,3 bilhões nos balanços do MEC em 2024