Saiba tudo sobre a 1ª especialização do Brasil em Engenharia de Software com IA, lançada pela UFG
27 novembro 2025 às 12h50

COMPARTILHAR
A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Competência Embrapi em Tecnologias Imersivas (AKCIT), está ofertando a primeira especialização do país dedicada à integração da Engenharia de Software com Inteligência Artificial Generativa (GenAI). O curso é 100% on-line e oferece 10 vagas públicas e gratuitas para a turma inaugural. Os candidatos podem se inscrever até o dia 9 de dezembro, no site oficial.
A nova pós-graduação lato sensu inaugura uma formação inédita no Brasil ao unir fundamentos consolidados da Engenharia de Software ao uso prático de ferramentas de IA generativa, como ChatGPT, GitHub Copilot e Amazon CodeWhisperer. “Há alguns anos essas ferramentas deixaram de ser tendências e passaram a ser parte estratégica do ciclo de desenvolvimento de software”, explica o diretor do AKCIT, Arlindo Galvão – em entrevista concedida ao Jornal Opção.
Ainda segundo Arlindo, o objetivo dessa especialização é preparar profissionais capazes não apenas de usar essas tecnologias, mas de aplicá-las de forma crítica e ética. “Temos certeza de que ele será um divisor de águas na capacitação em tecnologia no Brasil. Pois, o curso nasce dentro de um centro de excelência, é gratuito, 100% online e com uma estrutura moderna baseada em trilhas formativas e prática aplicada”, destaca.

A especialização é voltada a graduados em Ciências Exatas, Engenharias e Computação, além de profissionais com experiência comprovada em programação, analistas, desenvolvedores, gestores de TI e servidores públicos interessados em automação e inovação com IA generativa. Para participar, os candidatos devem conferir o edital preencher o formulário disponível no site do AKCIT durante o período de inscrições e enviar o Currículo Acadêmico e Profissional Comprovado conforme as regras do edital.
“O curso foi pensado, principalmente, para profissionais formados em áreas que já têm formação de base alinhada ao conteúdo do curso. No entanto, ele também está aberto a profissionais de outras áreas, inclusive Humanas, desde que tenham experiência comprovada de pelo menos dois anos em programação, conforme previsto no edital”, esclarece o diretor do AKCIT.
Corpo-docente
Por ser um curso EaD, o AKCIT amplia a sua atuação trazendo especialistas e pesquisadores de outras universidades e centros de excelência no Brasil. Entre os docentes convidados estão Leon Sólon da Silva da Universidade de Brasília (UnB), Rafael Teixeira Sousa da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Auri Marcelo Rizzo Vincenzi da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Leonardo Afonso Amorim da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Todos os docentes são profissionais do mercado, atuando em empresas e centros de pesquisa.
“Entre esses convidados, teremos especialistas de universidades parceiras nacionais e internacionais — pesquisadores que trabalham com GenAI aplicada ao desenvolvimento de software, arquiteturas inteligentes, automação de pipelines e avaliação crítica de modelos generativos”, afirma Arlindo Galvão.
Com duração de 12 meses, a especialização é estruturada em quatro trilhas de aprendizagem e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A formação combina encontros semanais, atividades online e prática aplicada em grupos multidisciplinares, garantindo experiência imersiva e interdisciplinar.
Leia também: Quase metade das indústrias já usa IA e especialistas alertam para riscos
Geração Z vive desafios trabalhistas diante do avanço da Inteligência Artificial
