As eleições de 2026 se aproximam e as articulações já começaram. Secretários do governo estadual e das prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis articulam nos bastidores possíveis candidaturas. Entre nomes técnicos e figuras políticas tradicionais, a lista inclui desde aspirantes a deputado estadual e federal até potenciais candidatos ao Senado e à vice-governadoria, num movimento que pode redesenhar o tabuleiro eleitoral goiano nos próximos meses. O Jornal Opção preparou uma lista com esses principais nomes que têm aspirações políticas para 2026. Confira a seguir.

Governo

Pedro Sales

Pedro Sales | Foto: Guilherme Alves/ Jornal Opção

O nome de Pedro Sales, atual presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), vem ganhando destaque nas negociações por sua experiência técnica e alinhamento com o projeto político do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

Pedro Sales é reconhecido por liderar obras importantes no estado. Foi elogiado por Caiado como alguém que supera a burocracia e transforma processos em realizações concretas.

Seu perfil técnico e sua ligação com prefeitos e lideranças do agronegócio lhe conferem peso político crescente, ampliando sua influência além da máquina pública.

Adriano da Rocha Lima

Adriano da Rocha Lima, secretário de Governo de Goiás | Foto: Guilherme Alves/ Jornal Opção

Outro nome cotado para vice de Daniel é o de Adriano da Rocha Lima, secretário-geral da Governadoria. Ele é apontado como um nome técnico, próximo ao Palácio e apto para dar sequência ao ciclo político do grupo.

A coluna Bastidores do Jornal Opção já havia reforçado que a escolha do vice ficará a cargo do governador Caiado, listando seis nomes em destaque para a posição, incluindo Adriano da Rocha Lima como um dos principais.

Fátima Gavioli

Secretária estadual de educação Fátima Gavioli. Foto: Guilherme Alves/ Jornal Opção

A secretária de Estado da Educação Fátima Gavoli é outro nome especulado para vice de Vilela. Ao Jornal Opção, ela afirmou que deixará o cargo em março de 2026, a pedido do governador Ronaldo Caiado.

Sem definir seu futuro, é cotada também para disputar vaga na Câmara dos Deputados. Gavioli afirma que sua gestão não teve viés eleitoral e mantém o foco em reconquistar o primeiro lugar no Ideb.

Sua saída acrescenta um elemento estratégico às articulações políticas do grupo de Caiado.

Adib Elias

Adib Elias, ex-prefeito de Catalão, e agora secretário de Infraestrutura | Foto: Divulgação

O secretário de Estado de Infraestrutura de Goiás Adib Elias (MDB) também é um nome com potencial para compor a chapa de Daniel Vilela. Sua trajetória política, aliada à atuação técnica na pasta, reforça sua presença no tabuleiro eleitoral goiano.

Ex-prefeito de Catalão — eleito por quatro mandatos consecutivos — e deputado estadual em três ocasiões, Adib é reconhecido como liderança sólida na região da Estrada de Ferro e em outras áreas de Goiás.

Desde março de 2025, ocupa a Seinfra. Nos bastidores, a aproximação com o vice-governador Daniel Vilela se intensificou. Em eventos como o Goiás Social, Vilela fez elogios públicos à sua capacidade de liderança e experiência política.

Mais recentemente, o ex-prefeito de Davinópolis declarou apoio público tanto a Daniel quanto a Adib nas eleições de 2026.

Gracinha Caiado

Gracinha Caiado: primeira-dama de Goiás e pré-candidata a senadora | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

O nome de Gracinha Caiado, primeira-dama de Goiás e presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), desponta como uma das principais figuras cotadas para disputar uma das duas vagas ao Senado Federal.

Dentro da base governista, o nome de Gracinha é visto como natural e competitivo. O deputado estadual Bruno Peixoto chegou a sugerir o lançamento de uma chapa majoritária incluindo Gracinha para o Senado.

Em discursos públicos, Gracinha tem evitado confirmações diretas, ressaltando que sua prioridade atual são as políticas sociais. Durante eventos institucionais, ela desconversou ao ser questionada, afirmando que “isso a gente vai tratar na hora certa, no devido momento da política”.

Roberto Naves

Roberto Naves, presidente do Republicanos no estado | Foto: Leoiran/Jornal Opção

O ex‑prefeito de Anápolis Roberto Naves (Republicanos) é um nome cotado a lançar-se como candidato a deputado federal. Em coletivas, ele já havia confirmado sua pré-candidatura a deputado federal.

Desde maio de 2025, Naves comanda a Goiás Turismo, nomeado pelo governador Ronaldo Caiado, cargo que o mantém ativo no cenário estadual. Conforme apurado pela reportagem, Roberto tem testado tanto seu nome, quanto da esposa Vivian Naves, deputada estadual (PP).

Carlão da Fox

Carlão da Fox, ex-prefeito de Goianira | Foto; Reprodução

O ex-prefeito de Goianira e atual presidente da Ceasa-GO, Carlos Alberto Oliveira, mais conhecido como Carlão da Fox, está inserido nas articulações políticas com vistas às eleições de 2026.

Apesar de exercer hoje um papel executivo sobre a principal central de abastecimento de Goiás, seu nome aparece como forte pré-candidato à Assembleia Legislativa do Estado (Alego).

Carlão da Fox cumpriu quatro mandatos como prefeito de Goianira. Posteriormente, assumiu a presidência da Federação Goiana de Municípios (FGM). A atuação à frente da Ceasa-GO serve como plataforma estratégica para ampliar sua visibilidade e expandir sua base de apoio.

Integrante do União Brasil, Carlão foi mencionado inclusive pela Executiva do partido, que o considera opção viável para deputado federal, embora ele mesmo tenha externado preferência pela Assembleia Legislativa, conforme publicado pela nossa coluna Bastidores.

Caso confirme a candidatura, Carlão enfrentará uma disputa competitiva dentro do União Brasil, que conta com figuras experientes postulando a reeleição ou novas vagas.

Alex Godinho

Alex Godinho 1300 por 867 Foto Divulgação 1
Alex Godinho: chefe de gabinete do governo de Goiás | Foto: Divulgação

Cresce o burburinho sobre a possível candidatura de Alex Godinho, atual chefe de gabinete particular do governador Ronaldo Caiado, à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em 2026.

Desde que ingressou no Governo de Goiás, em 2019, como assessor direto de Caiado, Alex Godinho, natural da Cidade de Goiás, passaou a ser visto mais como um articulador político do que simplesmente um burocrata.

Reportagem publicada pelo Jornal Opção, em junho de 2025, apontou Alex Godinho como um dos dez auxiliares do governo que deverão se desincompatibilizar da gestão estadual para disputar um mandato eletivo em 2026, provavelmente como candidato a deputado estadual pelo União Brasil.

Segundo a matéria, ele “é conhecido em todo o Estado e é visto como diplomata pelos prefeitos e lideranças partidárias” e sai como favorito caso confirme sua candidatura.

Goiânia

Sabrina Garcez

Sabrina Garcez | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

A secretária de Governo de Goiânia Sabrina Garcez (Republicanos) sinaliza cautela diante da possibilidade de disputar uma cadeira como deputada estadual em 2026. Embora não haja definição, especula-se que ela acompanha o desenrolar de possíveis cenários políticos ainda em formação.

Segundo a reportagem, caso decida deixar o cargo de secretária, Sabrina poderia ser uma opção para assumir a liderança do prefeito Sandro Mabel (UB) na Câmara Municipal. “Isso não existe. Estou como secretária e pretendo auxiliar o prefeito em suas demandas”, afirmou.

A ló­­gica política sugere que, sendo ela a primeira suplente do Republicanos, poderia assumir uma cadeira na Câmara caso um dos vereadores eleitos pela sigla – como Isaías Ribeiro ou Geverson Abel – se licenciasse para ocupar uma pasta.

Sabrina já tentou uma vaga como deputada federal em 2022, mas não foi eleita, tendo recebido cerca de 29 mil votos. Conforme apurado pela reportagem, mesmo afirmando estar focada na pasta, Garcez não descarta se candidatar no ano que vem.

Eerizania Freitas

Eerizania Freitas | Foto: Guilherme Alves/ Jornal Opção

O nome de Eerizania Freitas, secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos, é outro como possível candidata a deputada estadual nas eleições de 2026.

Em entrevista ao Jornal Opção, Eerizania afirmou estar completamente dedicada à gestão do prefeito Sandro Mabel (UB). “Eu estou extremamente focada na oportunidade que ele tem me dado de fazer a diferença na ciência social aqui na capital, nas políticas para as mulheres, direitos humanos”, afirmou a secretária.

Questionada sobre a possibilidade de lançar uma candidatura para as eleições de 2026, Eerizania foi enfática ao dizer que, por enquanto, não pensa nisso. Eerizania enfatizou que o foco é atender as demandas sociais da população mais vulnerável da capital.

“Nesse momento, falar de político partidário que diz respeito à pleita eleitoral de 2026 seria extremamente precipitado”, afirmou. No entanto, a reportagem apurou que ela ainda está sondando e verificando território antes de começar.

Nárcia Kelly

(Foto: Leoiran/Jornal Opção)

A ex-prefeita de Bela Vista de Goiás Nárcia Kelly (PP) aparece como nome cotado para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições gerais de 2026. Ela iniciou sua trajetória pública como vereadora (2009–2012) e depois vice-prefeita (2012–2016).

Eleita prefeita em 2016, foi reeleita em 2020. Segundo a reportagem do Jornal Opção, ela “deve disputar mandato de deputada estadual em 2026” e pode permanecer no PP ou migrar para partidos como União Brasil ou MDB.

A reportagem apurou ainda que ela tem negado a possibilidade de se candidatar, mas ao planejar disputar o Legislativo, em vez de permanecer no Executivo municipal, Nárcia estaria evitando desgastes futuros ou costurando uma estratégia que permitisse seu retorno à prefeitura de Bela Vista em 2028.

Nárcia nunca escondeu a vontade de crescer politicamente no estado. Após ser prefeita por dois mandatos, uma cadeira na Alego já seria o início e realidade para suas aspirações políticas.

Diogo Franco

(Foto: Divulgação)

O advogado Diogo Franco, no comando da Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços da capital goiana, surge nos bastidores políticos como possível candidato a deputado nas eleições de 2026.

Franco vem fortalecendo sua visibilidade e rede de contatos com o setor produtivo, especialmente com representantes do comércio varejista, como o Sindilojas-GO.

Embora ainda não haja anúncio oficial de sua parte, fontes alinhadas ao entorno de Franco indicam que ele “não descarta a possibilidade” de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026, embora oficialmente por enquanto tem negado.

Outro cenário que a reportagem apurou é que existe a possibilidade de Diogo Franco ser candidato a deputado federal pelo Pará, estado que ele tem contato também. Nesta possibilidade, o irmão Igor Franco, vereador por Goiânia, se candidataria a deputado por Goiás.

Paulo Henrique da Farmácia

Paulo Henrique da Farmácia | Foto: Reprodução

O ex-vereador Paulo Henrique Rodrigues Silva, o Paulo Henrique da Farmácia, pode se candidatar a deputado estadual em 2026. Em 2022, ele concorreu pelo AGIR.

Presidente do Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (IMAS), Paulo Henrique da Farmácia não descarta se candidatar no ano que vem, conforme apurou a reportagem.

Aparecida de Goiânia

Willian Panda

Willian Panda | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

O secretário de Habitação de Aparecida de Goiânia e ex-vereador da cidade, Willian Panda, está formalizando sua pré-candidatura a deputado estadual nas eleições de 2026. Apesar de ainda filiado ao PSB, Panda não descarta trocar de legenda em busca de mais competitividade eleitoral.

Panda manifestou insatisfação com o PSB estadual, acusando a legenda de falta de diálogo e precariedade no planejamento da chapa. Como alternativa, ele tem mantido conversas com o PSD, partido que abriga aliados como o ex-prefeito Gustavo Mendanha, que teria inclusive feito convite formal ao secretário.

No entanto, independente da decisão partidária, o político assegura que permanecerá alinhado com o projeto político de Leandro Vilela, prefeito de Aparecida de Goiânia, e de Daniel Vilela. Ao Jornal Opção, ele afirmou:

“Creio que o cidadão está com o Panda ainda ‘fresquinho’ na memória e gostou de nossas propostas.” A fala reforça a convicção do pré-candidato em capitalizar sua visibilidade recente na gestão municipal e na campanha de 2024 para impulsionar sua candidatura estadual no próximo pleito.

Panda disputou a prefeitura de Aparecida de Goiânia em 2024 e obteve cerca de 20,5 mil votos, um resultado que o colocou em terceiro lugar, atrás de Leandro Vilela e Professor Alcides (PL).

A migração para o PSD, se confirmada, o colocaria numa sigla com musculatura financeira e política, especialmente por conta do prestígio de Mendanha e da articulação com o MDB, o que pode ampliar suas chances na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás.

Marlúcio Pereira

Marlúcio Pereira assume secretaria em Aparecida | Foto : Reprodução

Presidente estadual do PRTB e secretário de Cultura de Aparecida de Goiânia, Marlúcio Pereira tem a possibilidade de voltar à Alego. Ao longo dos últimos meses, o nome do ex-deputado estadual (eleito em 2006, 2010 como suplente e 2014) surgia com frequência nos bastidores.

O prefeito Leandro Vilela pediu recentemente que seus auxiliares priorizem o desempenho na administração antes de ingressarem na disputa eleitoral.

Marlúcio é um dos secretários mencionados nesse alerta, entre outros nomes como Vanilson Bueno e Willian Panda, que vêm sendo cogitados para concorrer a deputado estadual em 2026.

João Campos

João Campos. Foto : Guilherme Alves/ Jornal Opção

Apesar dos incentivos de aliados políticos, o vice‑prefeito de Aparecida de Goiânia, João Campos (Podemos), prefere adotar cautela antes de confirmar sua participação em uma eventual candidatura a deputado federal nas eleições de 2026.

Campos reiterou que sua prioridade está na gestão municipal. Ele ressaltou que qualquer decisão sobre sua candidatura será feita por meio de diálogo com o grupo político local, e não de forma individual.

A experiência de João Campos inclui quatro mandatos como deputado federal por Goiás (2003–2023), o que reforça seu nome como opção viável para disputar uma cadeira na Câmara.

Vanilson Bueno

(Foto: Reprodução)

Ao Jornal Opção, o secretário de Ação Integrada de Aparecida de Goiânia Vanilson Bueno afirmou que, por ora, o foco está totalmente voltado à gestão do prefeito Leandro. Questionado sobre seus planos para as eleições de 2026, Vanilson foi enfático ao afirmar que qualquer discussão sobre candidatura só será iniciada no próximo ano, após fevereiro e março.

“Eu vou falar sobre campanha de 2026 só a partir de fevereiro. Acho que, nesse momento, na situação da cidade, eu atrapalho muito a gestão”, afirmou. No entanto, a reportagem apurou que o objetivo de Vanilson é tentar uma vaga na Alego.

A fala do secretário atende a um pedido do próprio prefeito Leandro Vilela, que orientou ao secretariado focar na gestão, e deixar aspirações políticas em segundo plano.

Anápolis

Kim Abrahão

Kim Abrahão: fortalece relação com o PSD | Foto: Divulgação

O secretário Municipal de Indústria e Comércio de Anápolis, Kim Abrahão, afirmou ao Jornal Opção que o PSD pretende lançar dois candidatos a deputado estadual da cidade para as eleições de 2026.

Com passagens pelo Partido Novo, Abrahão atualmente é um dos principais articuladores do PSD em Anápolis e próximo do senador Vanderlan Cardoso (PSD). “O meu nome sempre sai, porque eu sou uma pessoa bastante atuante, conheço muita gente aqui, sou empresário na cidade, mas não tem nada definido. Isso é uma prospecção que a gente tem que fazer mais para frente.”

Kim destacou sua lealdade partidária e a disposição para ajudar se necessário: “Se precisar, o partido, eu sou muito partidário, gosto muito do Vanderlan. Se for uma necessidade mesmo, a gente viabiliza, estou disposto, mas por enquanto não tem nada.”

O outro nome que o PSD está prospectando na cidade é o do bolsonarista Júlio Proarmas, nome próximo ao do deputado federal Isamel Alexandrino (PSD-GO). Com relação aos demais secretários de Anápolis, a reportagem apurou que Kim, por enquanto, é único nome ventilado para as eleições de 2026.

Leia também: