Saiba quem é o influencer que viraliza ao satirizar executivos do mercado financeiro
01 dezembro 2025 às 19h21

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Um rosto harmonizado – feito com filtro de computador – tem chamado atenção de quem o acompanha nas redes sociais. Com o pseudônimo de Fred Albuquerque, ele chama atenção do público que conhece, de perto ou de longe, o universo corporativo da Faria Lima. Daí nasce o Fred Faria Lima. O personagem tem se destacado por fazer sátiras bem-humoradas do estereótipo do executivo do mercado financeiro.
Seus vídeos misturam jargões em inglês com sotaque paulistano bem carregado, em um tom bem confiante. Fred é Vice Executive Senior Global Partner de uma startup e decidiu usar a seu favor os oito anos de vivência como um faria limer – termo usado para quem trabalha na Avenida Faria Lima, em São Paulo.
Somente no Tik Tok, Fred consegue a interação de mais de 80 mil pessoas que gostam de ver o profissional que veste casaco puffer e que só viaja de jatinho. Segundo ele, assim como Fred Faria Lima, ele também joga tênis e chegou ao cargo atual por indicação.
“O Fred é uma versão exagerada do que vemos em reuniões, competições veladas e uma certa falta de noção fora da bolha. É um hobby. Eu gosto do ecossistema da Faria Lima não pretendo sair”, disse o criador de conteúdo ao Estadão.
Na vida real, ele atua como executivo no segmento de private banking, mas prefere o anonimato, pelo menos enquanto consegue. Os vídeos são feitos em casa e roteirizados por ele mesmo. As gravações simulam entrevistas e emprego, bastidores das festas na Faria Lima, negociação com clientes e até um encontro romântico em Itaim bibi, além de outras situações cotidianas que acontecem no escritório.
Retrato fiel
Para ele, o personagem retrata de maneira fidedigna – e sem moderação – o que é o “executivo da Faria Lima”. Ele o descreve como um diretor de banco estrangeiro, que ganha milhões por ano, mora a um quarteirão do escritório e que passa o “fim de semana entre Boa Vista (complexo de luxo próximo à capital) e a Praia da Baleia (litoral de São Paulo).”
Ele também o define como um “rico tradicional, o herdeiro com berço”. A remuneração média anual de um CEO no Brasil, por exemplo, foi de aproximadamente R$ 15,3 milhões, de acordo com dados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), com base nas 83 empresas listadas no B3 (índice Ibovespa)
“Os bancos usam muito do QI, quem indica. É o filho do amigo, o sobrinho do sócio, o namorado da neta. Quando você contrata um herdeiro, está trazendo junto o dinheiro da família”, diz.
O personagem diz que o sucesso veio quase sem planejamento. “No começo era só brincadeira, sem previsão de que fosse viralizar. Hoje, os roteiros continuam sendo todos meus”, explica.
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