COMPARTILHAR

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é peremptório e cravou mais uma, digamos, “tarifa”, agora a favor do Brasil.

Trump radicalizou: Pelé era “fantástico”. De fato, o brasileiro que nasceu em Três Corações, em Minas Gerais foi o maior jogador de todos os tempos.

O comentário futebolístico de Trump — que prova que entende de futebol — foi feito antes da partida entre o Paris Saint-Germain (PSG), da França, e o Chelsea, da Inglaterra. Por sinal, o time inglês ganhou do francês por 3 a 0 foi campeão mundial. Porém, de acordo com o presidente americano, o Brasil venceu por 1 a 0 — por ter o melhor jogador da história do futebol.

6df8af30-5f1d-11f0-960d-e9f1088a89fe.jpg
Donald Trump: o presidente entende mais de futebol do que de economia | Foto: Shutterstock

Trump disse que, quando jovem, Pelé, jogando pelo Cosmos, dos Estados Unidos, o empolgou. Um rei estava em campo.

A voz de Donald Trump sobre o gênio Pelé

“Há muitos anos, quando eu era pequeno, eles trouxeram um jogador chamado Pelé para jogar. E ele atuou por um time chamado Cosmos. E Steve Ross, um amigo meu, da Warner Communications, foi a inspiração por trás disso. O local estava lotado. Era uma versão anterior deste estádio, mas bem aqui em Meadowlands. E era o Pelé. Não quero revelar quantos anos tenho [spoiler: tem 79 anos], mas foi há muito tempo. Eu era jovem e vim ver o Pelé, e ele era fantástico. Então, eu diria que iria ser à moda antiga. Eu diria que Pelé foi tão bom”.

Bom? Na verdade, foi ótimo. Uma majestade em campo. O deus do futebol.

Por sinal, a torcida vaiou Trump. Mas, quando elogia Pelé, merece aplauso. É claro. (E.F.B.)