Saiba quem é o bispo que o papa Leão XIV nomeou para Luziânia, em Goiás

28 maio 2025 às 09h42

COMPARTILHAR
O papa Leão XIV nomeou o bispo dom Francisco Agamenilton Damascena para a diocese de Luziânia, cidade de Goiás que fica nas proximidades de Brasília. A Igreja não usa o termo, mas se trata de uma promoção. Uma “aposta” em um homem altamente preparado como religioso e como intelectual.
Francisco Agamenilton Damascena era o bispo responsável pela Sede Episcopal de Rubiataba-Mozarlândia, em Goiás.
O agora bispo de Luziânia completará 50 anos no dia 26 de junho. Ele nasceu no Rio Grande do Norte, em Currais Novos.
O bispo começou sua vida religiosa no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, em Brasília. De lá, foi enviado para Roma. Na capital da Itália, estudou Filosofa e Teologia no Ateneo Pontificio Regina Apostolorum. A Igreja Católica o nomeou presbítero, em 2001, radicando-o em Niquelândia. Era, então, subordinado à Diocese de Uruaçu.
Por sinal, em Uruaçu se tornou uma referência como um religioso sério, equilibrado e posicionado ante as coisas do mundo. Atento à religião, mas também à vida cotidiana das pessoas.
Intelectual gabaritado da Igreja Católica, dom Damascena foi diretor acadêmico, professor e mestre de disciplina no Instituto Diocesano de Filosofia e no Seminário Diocesano São José. O religioso foi chanceler da Cúria e integrante do colégio de consultores e do conselho presbiteral. O bispo coordenou várias pastorais.
Bispo fala italiano, inglês, francês e espanhol

Em 2016, dom Damascena concluiu seu doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Ele é especialista em docência superior. O bispo é licenciado em Filosofia e fala espanhol, italiano, francês e inglês. Portanto, se algum dia se tornar cardeal, poderá ser papa.
Dom Damascena foi professor na Faculdade Serra da Mesa, no Institutum Sapientiae e na Faculdade Católica de Anápolis. Ele foi vice-presidente do Conselho Interconfessional de Ensino Religioso de Uruaçu e é integrante da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicas. Portanto, como Santo Agostinho e Leão XIV, é religioso e, ao mesmo tempo, um homem da ciência. Ele pode discutir qualquer tema da ciência — por exemplo, sobre meio ambiente — com percuciência e moderação. Nunca, porém, deixando Deus de lado, ou seja, a vida espiritual.
A nomeação para a diocese de Rubiataba-Mozarlândia — são duas cidades de Goiás — saiu em 2020. Por onde passou, dom Damascena deixou as melhores lembranças. Tanto por ser um religioso de primeira linha, um sábio da Igreja Católica, quanto por ser dedicado a entender e melhorar o cotidiano de homens e mulheres.
Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a influente CNBB, dom Damascena foi secretário do Regional Centro-Oeste e responsável pela Comissão Regional Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada. Ele é membro da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da CNBB
Dom Damascena é, pela decisão do papa Leão XIV, uma das grandes apostas da Igreja Católica. Tanto para o presente quanto para o futuro.
Saudação da CNBB ao dispo dom Francisco Damascena
Estimado irmão, dom Francisco Agamenilton Damascena
Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação, feita pelo Papa Leão XIV, como novo bispo da diocese de Luziânia (GO). Desejamos expressar, em nome da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nossa fraterna saudação e nossas preces neste momento tão significativo de sua missão episcopal.
Ao ser transferido da diocese de Rubiataba–Mozarlândia, onde exerceu com dedicação seu pastoreio, sabemos que leva consigo uma rica experiência, um coração generoso e um firme compromisso com o Evangelho e com o povo de Deus.
Confiamos que sua presença na Igreja Particular de Luziânia será sinal de esperança e renovação para os fieis, para os presbíteros, religiosos e leigos que agora o acolhem como pastor e irmão. Que o Espírito Santo continue a guiá-lo com sabedoria e coragem, e que Maria, Mãe da Igreja, interceda por seu ministério, fortalecendo-o em cada passo dessa nova missão.
Fraternalmente em Cristo,
Dom Jaime Cardeal Spengler — Arcebispo de Porto Alegre (RS)/Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros da Silva — Arcebispo de Goiânia (GO)/1º Vice- Presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa — Arcebispo de Olinda e Recife (PE)/2º Vice-Presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers — Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)/Secretário-Geral da CNBB