O dia 21 de dezembro marca oficialmente o início do verão no Hemisfério Sul, com a ocorrência do Solstício de Verão — e, consequentemente, o dia mais longo de 2025 para os brasileiros.

Segundo cientistas, o fenômeno acontece porque a Terra gira com inclinação de cerca de 23,5°, de modo que, neste momento, o hemisfério sul está inclinado em direção ao Sol. Isso causa maior incidência de luz solar, estendendo as horas do dia e reduzindo a duração da noite.

Com a virada da estação, o verão tem tudo para ser mais quente do que o padrão, e há uma menor probabilidade de chuvas em várias regiões do país. A previsão aponta também para condições de instabilidade no clima, com possibilidade de pancadas intensas, ventos fortes e trovoadas — efeitos típicos da estação.

O solstício ocorre duas vezes ao ano — em junho e em dezembro — simbolizando a alternância das estações entre os hemisférios. Enquanto um vive seu verão, o outro atravessa o inverno.

A astronomia por trás do solstício é simples, mas impressionante: é quando o Sol atinge sua posição mais alta no céu ao meio-dia para o hemisfério, resultando no maior período de claridade do ano. Nas outras estações, isso não ocorre — por isso o dia de hoje se destaca.

Leia também:

Conheça o fenômeno que ‘muda’ a duração do dia e sua relação com o eixo da Terra