Saiba como aproveitar o Dia dos Namorados para impulsionar seu negócio na internet
31 maio 2020 às 13h06

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Pensando em se oferecer a oportunidade de se reinventarem, especialmente nesse período de isolamento social, o Jornal Opção elencou algumas dicas que podem ajudar a elevar o número de vendas

Micro e pequenos empreendedores depositam no Dia dos Namorados — comemorado no dia 12 de junho — a esperança de uma guinada nas vendas. Eles tentam sair do sufoco gerado em decorrência da disseminação do coronavírus e, consequentemente, a suspensão de todas as atividades comerciais.
Pensando em se oferecer a oportunidade de se reinventarem nesse momento e saírem na frente quando o critério for o diferencial, o Jornal Opção elencou algumas dicas que podem ajudar a elevar o número de vendas.
Fuja do óbvio
A primeira delas é pensar em apresentar aos consumidores opções de presentes que fujam do óbvio. O regime de quarentena imposto pela pandemia mudou a rotina de várias pessoas. Como estão em casa, muitas têm se aventurado em outras atividades, seja para resgatar um antigo hobby ou para se livrar do tédio.
Por isso, o vendedor deve oferecer opções de presentes que vão ao encontro dessa tendência. Uma sugestão, por exemplo, é criar opções do tipo Do it Yourself (DIY) para aqueles que gostam de artesanato. Também vale um kit de culinária, com os ingredientes e receita para preparação de um prato especial. Você pode até mesmo combinar seu presente com as transmissões ao vivo (lives) que irão acontecer no dia. Também vale oferecer cursos online para casais que queiram se desenvolver juntos.
Tenha diferentes opções
Uma outra boa forma de aumentar seu ticket médio é ter várias opções de presentes para perfis de casais diferentes. Você pode, por exemplo, criar opções para os casais que estão sem se ver durante a quarentena, remetendo à saudade. Pode criar opções para o “crush” que ainda não se tornou realmente namorado(a), por falta de encontros. Pode criar opções para um(a) amigo(a) presentear o(a) outro(a), por estar “encalhado(a)” na data. Quanto mais você se especializar em um nicho, mais vantagens poderá obter.
Faça parcerias
As parcerias também são fundamentais. É sempre uma boa forma de se destacar em datas especiais e, em 2020, elas serão especialmente importantes. Procure empresas com produtos que agreguem valor ao seu, como restaurantes, floriculturas, docerias, ou algo mais inusitado, como lettering para enviar mensagens personalizadas. Ainda, caso você não tenha uma ótima estrutura logística, pense em parcerias para a entrega, garantindo que você não atrase nos prazos e decepcione seus clientes.
Invista em cartões e embalagens
Outra dica importantíssima é o investimento em cartões e embalagens.
A embalagem e o cartão são partes fundamentais de qualquer presente. Como muitas pessoas estão comprando pela internet, elas não conseguirão fazer um embrulho ou escrever um cartão como gostariam. Você pode se diferenciar exatamente nisso. Ao invés de entregar o produto em uma caixa de papelão comum, com a nota fiscal anexada, pense em embalagens bonitas e criativas, que realmente agreguem valor.
Escreva à mão
Pense também na possibilidade de escrever mensagens personalizadas à mão, caso seu cliente não possa fazer isso antes de entregar o presente. Tenha ideias “instagramáveis”, que façam que as pessoas tenham vontade de postar o presente nas suas redes sociais. Assim, sua marca será ainda mais lembrada e reconhecida.
Combine datas
As festas juninas, por exemplo, tradicionais no Brasil no mês de junho também serão prejudicadas pela pandemia, já que não é possível festejar em aglomerações. Que tal combinar as duas datas? Crie kits com produtos típicos de festa junina para presentear. Faça novas versões do tradicional correio elegante para que as pessoas possam enviar recados de amor. Vale até pensar em levar as brincadeiras para as crianças, no caso de casais que têm filhos.
Preste um bom atendimento
Outro detalhe importante é não se esquecer do atendimento. Não adianta culpar a crise pela queda nas vendas se seu atendimento for ruim. Prepare-se e prepare sua equipe para saber tirar todas as dúvidas sobre o produto ou serviço oferecido. Tenha estoque suficiente ou garanta que consiga produzir rapidamente caso a demanda aumente. Atenda de forma ágil. Seja gentil. Lembre-se que essa é uma data afetiva e que as pessoas estão mais sensíveis que o comum, então atenção personalizada e empatia farão toda a diferença.