O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (UB) anunciou, nesta terça-feira, 25, que a Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) vai sabatinar o advogado-geral da União, Jorge Messias, no dia 10 de dezembro. No mesmo dia, segundo ele, o plenário vai votar a indicação de Lula ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O senador Weverton Rocha (PDT) foi designado relator da indicação, que também foi responsável por relatar a indicação de Flávio Dino. Weverton deve apresentar parecer sobre Messias no dia 3 de dezembro.

O presidente do Senado defendia a indicação de Rodrigo Pacheco (PSD) para a vaga na Corte, mas, na semana passada, Lula descartou essa possibilidade e anunciou o nome de Messias logo depois. A vaga em questão é para o lugar de Luís Roberto Barroso, que pediu aposentadoria antecipada do STF em outubro.

Messias também tem procurado os senadores desde a semana passada, mas, até o momento, poucos confirmaram o convite. Já houve pedidos de conversas com as lideranças do MDB e PSD. As datas ainda não foram marcadas. A prioridade, neste momento, tem sido encontrar senadores da bancada evangélica para um primeiro contato. Vale lembrar que indicado por Lula também é evangélico.

Leia mais: Lula indica Jorge Messias para vaga de Barroso no STF