COMPARTILHAR

A Rua 8, no Centro de Goiânia, mais conhecida como Rua do Lazer, terá bloqueio para o tráfego de veículos em determinados dias da semana. O trecho entre a Avenida Anhanguera e a Rua 4 será interditado a partir das 18h de sextas e sábados, além de permanecer fechado durante todo o dia aos domingos e feriados. A medida integra o Projeto Ocupa o Centro, que busca incentivar a reocupação sustentável da região, conhecida pelas opções gastronômicas e de lazer.

O prefeito Sandro Mabel esteve no local na noite desta sexta-feira, 15, para conferir a nova organização. Ele destacou que o fechamento da via trará mais movimento para a área central, com foco em segurança e organização. “Nós esperamos fazer com que ela seja um lugar de lazer, com muita tranquilidade e segurança. O espaço vai ficar muito melhor e acredito que as pessoas vão se divertir mais. É um novo jeito de viver e aproveitar essa região”, afirmou.

A ação também tem como objetivo “garantir a equidade no uso do espaço público de circulação em vias e logradouros públicos”, conforme cita o texto da Lei 11.293, promulgada pela Câmara Municipal de Goiânia. O prefeito destacou que a medida ajudará a trazer mais movimento para a Região Central da cidade, com intuito de se tornar um point de encontro com organização e segurança.

A vereadora Aava Santiago, autora da lei do Projeto Ocupa o Centro, destacou a importância de colocar a lei em prática para atrair mais pessoas para a região. “Sou moradora do Centro e frequentadora da Rua 8. Hoje, a Prefeitura anuncia uma ação que ajuda a fazer um Centro mais vivo do que nunca, para que as pessoas ocupem de maneira democrática e segura. Com a rua fechada, a gente vai poder viver o melhor do centro da cidade”, reforçou.

Mabel disse que espera fazer com que o espaço seja um lugar de lazer, com muita tranquilidade e segurança. “A rua era aberta. Então, o carro passava e ficava buzinando para as pessoas que se divertiam na rua. Isso não acontecerá mais. O espaço vai ficar muito melhor e eu acredito que as pessoas vão se divertir mais. É um novo jeito de viver e aproveitar essa região”, afirmou.

Limpeza do local

Sandro Mabel também falou sobre a importância de as pessoas terem conscientização de manter o local limpo. Ele pontuou, ainda, sobre a importância da recuperação visual do lugar, principalmente da manutenção do estilo Art Déco, presente em muitos edifícios da região. “Ainda há muito o que ser feito. Nós estamos conscientizando as pessoas de manterem a região limpa, após cada evento que seja feito aqui, e também buscar dar mais uma organização nas fachadas para ficar bonito. Nós temos que ir reavivando o Centro e trazer gente para cá”, ressaltou.

Viva o Centro

Do lado do poder público, outra importante articulação para impulsionar esse processo tem sido o Viva o Centro, idealizado pela vereadora Kátia Maria (PT). Desde 2023, o projeto realiza ações culturais, feiras, atendimento à saúde, atividades infantis e impulsiona a economia criativa com emendas parlamentares.

“Quando você ocupa um espaço público, você dá função social a ele. E quando isso acontece, a marginalidade se afasta. Foi com esse princípio que começamos o projeto, e já estamos na 22ª edição”, explica Kátia.

Leia também: Centro de Goiânia vive renascimento com bares, cultura e articulação entre empreendedores