COMPARTILHAR

O Museu do Louvre, em Paris, na França, foi alvo de um assalto cinematográfico na manhã deste domingo, 19. Em uma ação que durou apenas sete minutos, um grupo de criminosos conseguiu entrar no museu e levar joias da coroa francesa descritas pelo Ministério do Interior como de “valor inestimável”.

Segundo as investigações preliminares, três ou quatro assaltantes participaram da ação, que começou por volta das 9h30 (horário local). As peças furtadas pertenciam à coleção de Napoleão Bonaparte e das imperatrizes Marie-Louise e Eugénie, expostas na tradicional Galeria Apolo, do século XVII. Entre os objetos levados estão um colar, um broche e uma tiara.

Em publicação no X (antigo Twitter), a ministra da Cultura, Rachida Dati, confirmou o ataque e informou que ninguém ficou ferido. “Estou no local com as equipes do museu e da polícia. As investigações estão em andamento”, escreveu.

Leia também: França enfrenta onda de protestos em meio a crise política; veja vídeo

O ministro do Interior, Laurent Nuñez, explicou que os invasores usaram um elevador de carga acoplado a um caminhão estacionado ao lado do prédio para acessar o interior do museu. Eles quebraram vitrines da Galeria Apolo, onde estão expostas joias e diamantes da monarquia, e fugiram em motos antes da chegada da polícia.

O Louvre anunciou o fechamento temporário de suas portas neste domingo, alegando “razões excepcionais”. A região foi isolada, e equipes de perícia trabalham dentro e ao redor do edifício histórico. Uma das joias roubadas foi localizada nas proximidades do museu, segundo a polícia.