A crise política entre o ex-prefeito e ex-deputado Adib Elias e o deputado estadual Jamil Calife, ambos do mesmo grupo político de Catalão, se aprofunda a cada entrevista sobre o assunto. As circunstâncias do conflito estão diretamente ligadas à disputa eleitoral em 2026: ambos vão concorrer a uma das 41 vagas na Assembleia Legislativa de Goiás e nenhum abre mão da candidatura.

Revelado pela coluna Bastidores, o rompimento tomou forma depois que Adib anunciou que disputaria um dos postos de deputado estadual. Mas há outro tempero nessa feijoada: o apoio divido para federal. De um lado, Adib vai apoiar a candidatura de José Nelto (UB), enquanto Calife terá como candidato a federal o presidente da Goinfra, Pedro Sales.

Calife exalta apoio de vereadores

Calife disse ao Jornal Opção que a decisão de candidatura de Adib pode ser considerada uma traição ao grupo da base do prefeito de Catalão, Velomar Rios (MDB). “Não vou cercear o direito dele de disputar as eleições, mas se for a vontade dos eleitores eu espero encontrar com ele aqui na Assembleia. São 41 vagas e eu não vou abrir mão da candidatura”, disse.

O parlamentar aponta que tem o apoio de 11 vereadores da cidade, além de ter construído uma base sólida em diversos municípios goianos. “Agora é mostrar nosso trabalho nesses três anos e meio como parlamentar e um exemplo disso é a duplicação da GO-330 que foi uma conquista do nosso mandato”, afirma.

vereadores-de-catalao-com-jamil-calife
Sargento Anísio Pereira, Idelvan Evangelista do Nascimento, Daniel Tufão, Gilmar Antônio Neto (próximo presidente da Câmara), Rodrigão Carvelo, Kelly Cristina, Jamil Calife, Silvinha Aparecida Rosa, Thomas Marques de Mesquita, Luiz Pamonheiro, Jair Humberto e Cleuber José Vaz: vereadores com o deputado | Foto: Divulgação

Adib rebate

Ao Jornal Opção, Adib também destacou o apoio de vereadores, ainda que em menor número, mas reforçou o apoio em mais de 30 municípios. “Eu sou candidato e na política quando você contrata um funcionário, se ele for bem com certeza não vai ser mandado embora. Agora se tiver dificuldade…ninguém falou para ninguém que o cargo de deputado estadual é vitalício”, comenta.

Ainda sobre o apoio de vereadores, Adib disse que é preciso esperar até o ano das eleições para saber quem terá mais apoio. “O que é mais importante é o apoio da população”, comenta.

Em meio ao fogo cruzado, o prefeito Velomar Rios trabalha para pacificar a situação. Adib e Calife esperam uma definição sobre apoio do chefe do Executivo Municipal.

Leia também:

Mutamba, figo e até clorofila: conheça as cervejas artesanais goianas com ingredientes inusitados

Goiânia pode usar orçamento anterior se LOA não for aprovada até o fim do ano, explica procurador-geral