O Rio Vermelho transbordou e deixou ruas alagadas após uma chuva forte que atingiu a cidade de Goiás desde a madrugada desta terça-feira, 6. O Córrego Manoel Gomes também apresentou grande volume de água e a praça em frente ao prédio histórico da prefeitura ficou alagada.

De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás, André Amorim, por volta das 5h os pluviômetros apontavam nível de 53 centímetros no rio, considerado normal.

No entanto, o volume de chuva aumentou rapidamente, alcançando 115 mm ainda no início da manhã e chegando a 130 mm antes do meio-dia. Com isso, o nível da bacia subiu de forma significativa, aproximando-se da cota de 4 metros.

Diante do risco de novos alagamentos, a Defesa Civil acionou o alerta laranja para o município, com equipes posicionadas de forma preventiva. Segundo o Cimehgo, a bacia do Rio Vermelho funciona como um “grande funil”, recebendo água das cabeceiras e de outros mananciais, como o Rio Bacalhau, o que contribui para a rápida elevação do nível dentro da área urbana.

Horas depois, o nível do rio começou a baixar, mas o município segue em estado de atenção. Ainda conforme o Cimehgo, o acumulado de chuva na região chegou a 132 mm nas últimas 24 horas.

Leia também: Chuvas intensas disparam alertas e provocam alagamentos em Goiânia e Aparecida; veja vídeos