Rio Verde conquista 1º lugar do Estado em inovação pelo transporte público

02 setembro 2025 às 18h18

COMPARTILHAR
Rio Verde conquistou o 1º lugar em Inovação no Estado de Goiás pelo projeto de reestruturação do transporte público municipal. Foi implementado um sistema com ônibus equipados com ar-condicionado, Wi-Fi gratuito, câmeras internas e externas e tecnologia de reconhecimento espacial.
Além disso, a operação passou a ser totalmente integrada a um aplicativo que permite ao usuário acompanhar, em tempo real, a localização dos veículos, os pontos de parada e o tempo estimado de chegada.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rio Verde, Pedro Cunha, destacou que o município se tornou referência nacional em mobilidade urbana a partir de investimentos tecnológicos no transporte público e em outras áreas da administração.
Segundo ele, até poucos anos atrás a cidade praticamente não dispunha de transporte coletivo estruturado.
“Na gestão do Dr. Paulo do Vale, quando ele assumiu o transporte público de Rio Verde, eu não fazia parte do governo, mas lembro que a situação era muito precária. Em 2023, foi inaugurado um novo sistema com ônibus equipados com câmeras internas e externas, reconhecimento espacial, ar-condicionado e Wi-Fi gratuito para o usuário”, explicou.
Cunha lembra que a modernização foi construída em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana. “Hoje o transporte público de Rio Verde está entre os melhores do Brasil, para não dizer o melhor. Todo o sistema é integrado a um aplicativo: o usuário pode ver em tempo real onde está cada ônibus, acompanhar as câmeras de segurança, calcular o tempo de chegada e localizar os pontos da cidade. Além disso, a tarifa custa apenas R$ 2, sendo que 70% é subsidiada pelo município”, destacou.
Para o secretário, a inovação é o caminho para garantir qualidade de vida no interior goiano. “Eu sempre digo que empresa que não inova não cresce. Na gestão pública é a mesma coisa. Com a chegada da inteligência artificial e das tecnologias avançadas, podemos transformar os serviços e melhorar a vida das pessoas”, afirmou.
Ele lembra que o processo começou ainda na gestão de Paulo do Vale, quando a prefeitura passou por uma ampla digitalização. “Hoje praticamente não existe mais papel na administração municipal. Avançamos em programas nacionais e estruturamos uma base sólida. Agora, na gestão do prefeito Wellington Carrijo, nosso desafio é expandir ainda mais esse modelo de cidade inteligente, apoiando todas as secretarias”, explicou.
A conquista também foi celebrada pelo prefeito Carrijo, que reafirmou o compromisso com a modernização da cidade.
“Este prêmio representa o esforço coletivo e a visão de futuro que temos para Rio Verde. Parabenizo o ex-prefeito Paulo do Vale, o deputado estadual Lucas do Vale, o secretário de Mobilidade Ricardo Rocha, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação Pedro Cunha e todos os servidores públicos que se dedicam diariamente para melhorar a vida do nosso povo”, afirmou.
Além da mobilidade, o prefeito disse que Rio Verde já se destaca como referência em cidades inteligentes, com a digitalização quase total da prefeitura e avanços em programas nacionais de inovação.
“Esse reconhecimento é motivo de orgulho, mas também de responsabilidade. Vamos continuar trabalhando firme em prol do rio-verdense, inovando, modernizando e buscando sempre soluções que coloquem Rio Verde na vanguarda do desenvolvimento”, concluiu Carrijo.
Leia também: