COMPARTILHAR

Ao saber que o amigo Eduardo Nogueira Júnior planejava produzir vinho, o cantor e compositor Milton Nascimento estrilou: “Eduardinho, você está doido! Vinho em Minas Gerais!?”

Até aquele momento, 2009, Eduardo Nogueira Júnior era conhecido como produtor de café.

Apesar do pessimismo do amigo artista., Eduardo Nogueira Júnior foi em frente.

Agora, dezesseis depois, chegou a recompensa que, por certo, desconcertou Milton Nascimento.

Vinícola Maria Maria em Boa Esperança Minas Gerais foto da Vinicola Maria Maria
Vinícola Maria Maria, em Boa Esperança (MG) | Foto: Arquivo da vinícola

A vinícola de Eduardo Nogueira Júnior — cujo nome é Maria Maria, numa homenagem ao cantor, que o aprovou — foi premiada, com medalha de ouro, pela revista britânica “Decanter”.

O vinho Isabela (uva syrah) recebeu 96 pontos (a escala é de 100). De acordo com a repórter Suzana Barelli, do “Estadão”, “é a mais alta pontuação que um rótulo brasileiro já recebeu” da “Decanter”.

Vinhos do Brasil nunca haviam obtido 96 pontos. O Vista do Chá 2014 (da paulista Guaspari), em 2017, e o Viognier 2022 (da gaúcha Amitié), em 2023, obtiveram 95 pontos. Ganharam medalha de ouro, mas não conseguiram a pontuação do Isabela da vinícola mineira Maria Maria.

Eduardo Junqueira Nogueira Neto é diretor comercial da vinícola Maria Maria Foto Divulgação
Eduardo Junqueira Nogueira Neto: diretor comercial da vinícola Maria Maria | Foto: Divulgação

O vinhedo da família Nogueira fica em Boa Esperança (que mereceu música de Lamartine Babo), em Minas Gerais.

A Maria Maria produz quatro tipos de vinho, um branco, com a sauvignon blanc, um rosé e dois tintos. Os três últimos com a variedade syrah.

O vinho premiado tem o nome de Isabela, em homenagem à enóloga Isabela Peregrino. Mas o nome muda todo ano, sempre homenageando uma mulher. (E.F.B.)