Resultado da primeira chamada do Prouni 2025 sai nesta segunda-feira; veja como acessar

07 julho 2025 às 11h01

COMPARTILHAR
A expectativa chega ao fim nesta segunda-feira, 7, com a divulgação do resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2025. Conforme o cronograma do Ministério da Educação (MEC), os candidatos poderão acessar a lista dos aprovados diretamente no site.
Embora o horário exato da publicação não tenha sido informado no edital, a tendência é que o resultado esteja disponível entre a tarde e o final da noite, conforme os registros dos anos passados. A segunda chamada está prevista para o dia 28 de julho.
Ao todo, o Prouni vai ofertar 211.202 bolsas de estudo para cursos de graduação no segundo semestre deste ano. Dessas, 118.051 são integrais (100% da mensalidade) e 93.151 são parciais (50%), distribuídas entre 370 cursos de 887 instituições de ensino superior privadas em todas as regiões do país. O programa segue como uma das principais portas de entrada ao ensino superior para estudantes de baixa renda, garantindo acesso à formação acadêmica por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de critérios sociais.
Como de costume, o estado de São Paulo lidera a oferta de oportunidades, com 46.629 bolsas disponíveis. Em seguida, aparecem Minas Gerais (23.486), Paraná (14.000), Bahia (13.827) e Rio Grande do Sul (12.415). Já Roraima, na região Norte, registra o menor número de bolsas, com apenas 774 oportunidades nesta edição.
O processo de seleção para o Prouni leva em consideração a média obtida nas provas do Enem, podendo o candidato utilizar o desempenho de uma das duas últimas edições, ou seja, Enem 2024 ou 2023. Para ser elegível, é necessário atingir, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas e não ter tirado zero na redação.
A nota de corte varia conforme a concorrência de cada curso e, em casos de empate, a classificação prioriza, nessa ordem, as maiores notas em redação, linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.
A partir da publicação do resultado da primeira chamada, os candidatos pré-selecionados deverão comprovar as informações fornecidas na inscrição, diretamente nas instituições de ensino. Esse procedimento será realizado entre esta segunda-feira até o dia 18 de julho.
Já os convocados na segunda chamada, prevista para 28 de julho, terão novo prazo para a entrega da documentação exigida. O cronograma completo e os detalhes sobre as exigências podem ser conferidos no site oficial do programa.
O Prouni também reserva uma parte das vagas para grupos sociais. Assim, pessoas com deficiência e candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas têm direito a cotas, desde que atendam aos mesmos critérios socioeconômicos exigidos para os demais participantes. A distribuição dessas bolsas é feita com base nas proporções apontadas pelo mais recente Censo Demográfico do IBGE.
As regras de renda familiar também se mantêm no programa. Para bolsas integrais, o limite é de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família (equivalente a R$ 2.277), enquanto para bolsas parciais, o teto é de até 3 salários mínimos per capita (R$ 4.554). Os candidatos também devem ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou como bolsistas integrais em instituições privadas.
Leia também:
Trump anuncia taxa de 10% para países que se alinharem ao Brics
Morrinhos terá recuperação asfáltica, novas pontes e reforma no Corpo de Bombeiros