Remédio desenvolvido no Japão faz dentes voltarem a crescer

07 julho 2023 às 18h27

COMPARTILHAR
Pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Japão, estão prestes a iniciar ensaios clínicos em humanos de um novo medicamento com potencial para regenerar dentes. Após apresentar resultados promissores em testes realizados em roedores, espera-se que, se eficaz em voluntários, o medicamento possa estar disponível no mercado a partir de 2030.
O principal objetivo desse avanço é auxiliar pacientes que sofrem de anodontia, uma condição genética em que eles não possuem nenhum dente desde o nascimento. Essa condição afeta principalmente mulheres, e o tratamento predominante atualmente é o uso de dentaduras.
Os cientistas conseguiram desenvolver uma fórmula capaz de suprimir a ação do gene USAG-1, que é responsável por limitar o crescimento dos dentes. Essa descoberta representa uma importante conquista no campo da regeneração dental e oferece uma esperança real para aqueles afetados por essa desordem genética.
“A ideia de fazer os dentes crescerem é o sonho de todo dentista. Esperamos abrir caminho para o uso clínico do medicamento”, pontuam os pesquisadores, em entrevista ao jornal japonês Mainichi.
Leia mais: