Reforma administrativa e autonomia do Banco Central entram na pauta da Câmara nesta terça
08 fevereiro 2021 às 16h18

COMPARTILHAR
Arthur Lira (PP), presidente da Câmara de Deputados, anunciou votação em redes sociais

Nesta segunda-feira, 8, o presidente da Câmara de Deputados, Arthur Lira (PP), usou suas redes sociais para anunciar que começará uma discussão no plenário a respeito da reforma administrativa e sobre a autonomia do do Banco Central.
Em um dos comunicados, Lira afirma: “Estarei encaminhando amanhã [dia 9] para a CCJ [Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania] a reforma administrativa como o primeiro pontapé para a discussão dessa matéria. Estou me comprometendo a fazer a discussão e levar para o plenário”.
A proposta de emenda à Constituição enviada em setembro de 2020 pelo governo federal (PEC 32/20) restringe a estabilidade no serviço público e cria cinco tipos de vínculos com o Estado. As mudanças só valerão para os novos servidores.
O novo presidente da Câmara dos Deputados também usou suas redes sociais para anunciar que no dia 9 também será colocado em votação um projeto sobre a autonomia do Banco Central.
O projeto faz parte da lista de 35 matérias consideradas prioritárias pelo governo federal, apresentada na semana passada para os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). A proposta prevê mandato fixo de quatro anos para o presidente e os diretores do BC, não coincidentes com o do presidente da República. [Esta matéria conta com informações de CNN Brasil e InfoMoney.]