COMPARTILHAR

Uma queimada causou o interrompimento do fornecimento de energia em 11 cidades de Goiás. O fogo aconteceu próximo a uma torre de transmissão na terça-feira, 9. Segundo a Equatorial Goiás, o serviço foi restabelecido em 11 minutos. 

As cidades atingidas foram: Anicuns, Aruçu, Caturaí, Damolândia, Inhumas, Itaberaí, Itauçu, Jaraguá, Nova Veneza, Petrolina e Trindade. Técnicos da Equatorial realizaram inspeções em toda a extensão da rede, informaram. 

Somente em 2025, já foram registradas mais de 200 ocorrências de queimadas próximas à rede elétrica. O trabalho de restauração é dificultado, já que a situação representa um risco para as equipes em campo. Além disso, outro problema envolve o acúmulo da fumaça e fuligem em isoladores e cabos, o que pode causar falhas, desligamentos e até danos permanentes. 

Combate

Segundo a Equatorial, há investimentos em equipamentos de monitoramento como termovisores, a fim de identificar pontos de aquecimento em cabos e conexões, assim eles podem ser substituídos antes que falhem. Além de drones, usados para inspecionar áreas de difícil acesso ou em situações de queimadas, que ajudam a identificar o tamanho do prejuízo sem que a equipe precise acessar imediatamente áreas instáveis.

Como registrar uma ocorrência

Ao perceber uma queimada perto de fios e cabos de energia, ou caso o fornecimento de energia seja prejudicado na sua casa, faça um registro nos canais de atendimento. Eles funcionam 24h por dia.

  • Atendente virtual Clara pelo WhatsApp: 62 3243-2020;
  • Aplicativo Equatorial Energia, disponível para download no Android e iOS (novo aplicativo);
  • Call Center 0800 062 0196;
  • Agência virtual no site www.equatorialenergia.com.br

Leia também: Polícia investiga esquema milionário de notas frias e fretes fraudulentos em Anápolis