Quase 3 mil jovens fizeram o título de eleitor entre os dias 14 e 18 de março em Goiás
27 março 2022 às 18h21

COMPARTILHAR
Procura pelo registro do título tem aumentado nos últimos dias por meio das campanhas do TSE, que também têm sido adotadas por artistas, políticos e influenciadores
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que entre os dias 14 e 18 de março foram emitidos 96.425 novos títulos de eleitor em todo o Brasil e no exterior para os jovens entre 15 e 18 anos de idade. A maior procura se deu por parte do público feminino, com 52.561 solicitações, enquanto 43.864 buscaram a emissão do título de eleitor. O estado com o maior número de emissões foi São Paulo, com 18.186, seguido por Minas Gerais, com 9.050 e Bahia, com 7.083 novos títulos. Goiás emitiu 2.947 títulos de eleitor e ficou em 12º lugar.
Os jovens estão regularizando a sua situação eleitoral para poderem votar na eleição de outubro. O prazo para emissão do documento vai até o dia 4 de maio, e o procedimento pode ser feito inteiramente online. As novas emissões ocorreram durante uma semana de mobilização dos jovens promovida pela Justiça Eleitoral nas redes sociais, e que contou com a adesão de diversas personalidades, incluindo artistas nacionais como Anitta, Zeca Pagodinho, Whindersson Nunes, Juliette e também internacionais, como o ator norte-americano Mark Ruffalo.
Segundo informações da Justiça Eleitoral, foram realizadas 6,8 mil publicações no Twitter sobre o assunto durante a mobilização, que contou com a participação ainda de diversas instituições, incluindo clubes de futebol como Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras, que têm as quatro maiores torcidas do Brasil.
A mobilização ocorreu em um momento em que a Justiça Eleitoral registra o menor nível de participação de adolescentes no processo eleitoral dos últimos 30 anos. De acordo com as estatísticas oficias, até janeiro deste ano o TSE havia registrado pouco mais de 730 mil títulos emitidos para jovens de 15 a 17 anos de idade, cujo voto é facultativo. Importante lembrar que só poderá votar quem completa 16 anos até o dia 2 de outubro.
É o menor nível de participação de adolescentes já registrado ocorreu nas eleições municipais de 2020, quando a emissão do título de eleitor caiu drasticamente para essa faixa etária e apenas 992 mil jovens tinham o documento no dia da votação. Quatro anos antes, em 2016, o número era de 2,3 milhões. Na última eleição presidencial, em 2018, 1,4 milhão de jovens entre 15 e 17 anos tinham o título, menor nível para as eleições gerais desde 1992, quando mais de 3,2 milhões de jovens estiveram aptos a votar.
Distribuição
Durante a semana de mobilização, o maior número dos títulos emitidos pela primeira vez foi para o público com 18 anos de idade, faixa etária que já é abarcada pelo voto obrigatório, com a emissão 35.522 documentos. No mesmo período, foram emitidos também 33.582 títulos para adolescentes de 17 anos de idade, 22.934 mil para quem tem 16 anos de idade e ainda 4.387 títulos para jovens de 15 anos de idade, mas que completam 16 anos antes do dia primeiro turno de votação, em 2 de outubro.
Futuro
Diante desta redução, a Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) promoveu o programa Eleitor do Futuro. Reuniu 350 alunos de nível fundamental no Colégio Estadual Santa Bernadete, onde foram abordados temas com à importância do voto, a segurança da urna eletrônica, a corrupção e a cidadania. O Programa Eleitor do Futuro tem por objetivo e como grande desafio, fazer a inclusão social e política dos jovens que estejam com idade entre 10 e 15 anos, visando a participação mais efetiva, livre e consciente dos jovens no processo eleitoral brasileiro.