PT nega articulação para candidatura de Oruam em 2026
25 novembro 2025 às 17h42

COMPARTILHAR
O Partido dos Trabalhadores (PT) negou, nesta terça-feira, 25, ter realizado qualquer sondagem ou conversa sobre uma possível candidatura do cantor Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam, ao cargo de deputado estadual nas eleições de 2026.
Em nota, o presidente do Diretório Municipal do PT no Rio de Janeiro, Alberes Lima, classificou os rumores como falsos e afirmou que a informação “não procede”. “NÃO procede a narrativa de que teria havido uma reunião com familiares, assessores ou com o rapper Oruam para tratar de possível candidatura”, diz o texto.
O dirigente disse que não houve contato com o artista e que a suposta articulação não tem qualquer vínculo com a sigla. “A ‘notícia’ NÃO se trata de informação e sim de narrativa falsa. O PT reforça o compromisso com a informação verdadeira e em combater veementemente as fake news”.
A nota também diz que apenas canais oficiais estão autorizados a divulgar informações sobre decisões internas. “Qualquer notícia referente ao Partido dos Trabalhadores será veiculada pelos meios oficiais ou por nossos representantes. Nenhum meio de comunicação está autorizado a divulgar falsas informações em nome do PT”, finaliza o comunicado.
Como surgiram os boatos
Os rumores ganharam força após o portal MD News afirmar que a equipe de Oruam teria se reunido com a cúpula do PT no Rio de Janeiro para discutir uma possível pré-candidatura do cantor a deputado estadual em 2026.
Oruam é filho de Márcio dos Santos Nepomuceno, conhecido como Marcinho VP, apontado como líder do Comando Vermelho, uma das maiores facções criminosas do país. Preso desde agosto de 1996, ele cumpre pena na Penitenciária Federal de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, e possui uma extensa ficha criminal.
Leia também
Oruam critica massacre em operação policial contra o CV: “Favela não é campo de guerra”
