COMPARTILHAR

Estão abertas as inscrições para o projeto Embaixadores do Meia Ponte rumo à COP30, que vai selecionar 15 jovens de Goiânia para atuarem como lideranças climáticas na defesa do Rio Meia Ponte, um dos principais cursos d’água do Estado de Goiás e que enfrenta sérios problemas de poluição e enchentes.

Com duração de seis meses, entre setembro de 2025 e fevereiro de 2026, o projeto será realizado em formato híbrido, com atividades teóricas e práticas, visitas de campo e ações de incidência política. Ao final do processo, 10 dos 15 bolsistas irão representar o projeto na 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA).

Vamos juntos fortalecer e levar um pouco do Cerrado até a COP30”, destaca a convocatória do projeto, promovido pelo Instituto EcomAmor, com apoio da Expedição Rio Meia Ponte e da Fundação Casa Socioambiental.

Quem pode participar?

Podem se inscrever jovens de 18 a 35 anos, moradores de Goiânia, que estejam a partir do 5º período da graduação ou que já tenham concluído o ensino superior. O projeto valoriza a diversidade étnico-racial, social e de gênero, com incentivo à participação de mulheres negras, indígenas, quilombolas, LGBTQIA+ e moradores da comunidade Vila Roriz, uma das mais afetadas pela degradação do rio.

Benefícios e condições

Cada bolsista receberá uma bolsa de R$ 500 nos meses de setembro e outubro, com carga horária total de 40 horas e direito a certificado. Para manter a bolsa e a participação, é necessário o engajamento em pelo menos 75% das atividades propostas.

As inscrições vão até o dia 27 de agosto e podem ser feitas por meio de formulário disponível no link da bio do Instituto EcomAmor.

Leia também: Nível do Rio Meia Ponte cai e acende alerta para uso racional de água em Goiás

Lula afirma que vai convidar Trump para a COP30 no Brasil