Projeto propõe Política Estadual para Cidades Inteligentes em Goiás
20 agosto 2019 às 11h01

COMPARTILHAR
Iniciativa prevê a implantação de equipamentos, dispositivos e infraestrutura para Smart Cities no Estado

Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) um projeto de lei de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania) que prevê a implantação de equipamentos, dispositivos e infraestrutura para cidades inteligentes (Smart Cities) no Estado.
“Cidade Inteligente” é a cidade que possui inteligência coletiva, com responsabilidade ambiental, que promove o desenvolvimento social e que estimula o crescimento econômico equilibrado por todo o território da cidade.
O deputado justifica que em virtude do crescimento da população urbana torna-se necessário um planejamento mais criterioso: “Torna imperativo aos grandes centros urbanos, uma distribuição equilibrada de recursos e equipamentos, além de um desenvolvimento igualitário pelo território da cidade, minimizando os custos econômicos e sociais para a população dos municípios”.
E ressalta: “Nesse sentido, as Cidades Inteligentes ou Smart Cities criam um conjunto de possibilidades de usos das cidades sem precedentes, que demandam uma regulamentação, ao mesmo tempo em que criam uma possibilidade única de equilibrar a distribuição de recursos”.
Virmondes acrescenta que “uma Cidade Inteligente não é somente uma cidade que possua equipamentos inteligentes espalhados pela sua área, mas sim a cidade que usa esses recursos de maneira inteligente, sustentável, para o seu melhor planejamento e crescimento urbano”.