COMPARTILHAR

Proposta altera legislação eleitoral e cria um novo modelo de candidatura

Um projeto que tramita no Senado Federal permite que candidatos façam campanha eleitoral exclusivamente pela internet. A proposta do senador João Capiberibe (PSB-AP) altera a legislação eleitoral e cria um novo modelo de candidatura.

Em entrevista, o parlamentar explicou que a medida vai diferenciar aquele candidato que queira fazer sua campanha apenas pelo ciberespaço daqueles que fazem as tradicionais campanhas de rua.

Pela proposta, os candidatos que optarem pela nova modalidade poderão gastar até dez salários mínimos com sua campanha pela web, mas não poderiam gastar com santinhos, marqueteiros ou campanhas em outros veículos de comunicação.

Segundo o autor do projeto, a proposta é convivente, pois o candidato passaria a ter um contato direto com seus eleitores, além da notável diferença com aqueles que optassem pela candidatura tradicional.

“Apenas 50% da população tem acesso à internet, então, esse candidato teria uma certa desvantagem neste sentido, mas, como a eleição é proporcional, ele trabalha com um universo menor de eleitores”, explicou.

A campanha feita exclusivamente pela internet não impediria o candidato de fazer campanhas pelas ruas, nem de participar de debates e entrevistas, desde que não houvesse registro de gastos. (Com informações do Senado Federal)