Projeto do Refis na Câmara deve ficar para o ano que vem
16 dezembro 2018 às 15h22

COMPARTILHAR
Vereador Anselmo Pereira disse que vai pedir vista do projeto do Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Goiânia, aprovado em primeira votação

Na quinta-feira, 14, a Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em primeira votação, Programa de Recuperação Fiscal (Refis), da Prefeitura de Goiânia, que permite ao contribuinte renegociar dívidas de impostos municipais, com parcelamento dos valores e redução de até 90% nos juros e multas. Mas, a aprovação deve ficar para o próximo ano, pois o vereador Anselmo Pereira disse que vai pedir vistas do projeto.
O prazo dado pela Prefeitura para renegociação será de 17 a 23 de dezembro. Para discussão desta matéria, o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento e Economia (CFOE), vereador Clécio Alves (MDB), convocou membros da Comissão para que na próxima terça-feira, (18/12), às 8h30, o projeto seja analisado, antes de passar pela segunda votação. A reunião ocorrerá na Sala da Comissão de Finanças.
Uma das questões discutidas pela Comissão será sobre o prazo dado pela Prefeitura. Sobre esta data, foi apresentada emenda pelo vereador Anselmo Pereira (PSDB) para que a data se encerre no dia 31 de dezembro –, de forma que os contribuintes tenham tempo hábil para renegociarem suas dívidas. Para Clécio, é responsabilidade dos vereadores da Casa discutirem o projeto em caráter de urgência.
“Precisamos dar oportunidade de quem deve e não pagou, poder pagar, porque só assim conseguiremos arrecadar”, pontuou. Sobre aplicação de recursos, ele destacou a questão dos asfaltos nos bairros de Goiânia, construção de Cmeis, investimento em Postos de Saúde, com estrutura pra funcionar bem, entre outras demandas que se fizerem necessárias à população goianiense.
Ele também citou que esta preocupação já foi repassada ao prefeito, Iris Rezende (MDB). Para o vereador, esta é a forma que a Prefeitura terá para arrecadar. “O correto é agir assim. Ao invés de aumentarmos taxas, IPTU e criarmos despesas para população, precisamos dar oportunidade às pessoas. Perdão de multas e juros deve ser um direito de todos, para que a população goianiense coloque em dia sua situação”, concluiu.