Projeto de chocolate “sustentável” e pouco calórico da UFG é escolhido para programa da Unesco
07 fevereiro 2026 às 08h51

COMPARTILHAR
Um projeto incubado na Universidade Federal de Goiás (UFG) foi selecionado para integrar um programa internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A Nutricandies, iniciativa apoiada pelo Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI) da UFG, é a única empresa de Goiás entre as selecionadas para o Youth Impact: Because You Matter, voltado ao apoio de soluções lideradas por jovens para desafios ambientais e sociais.
À frente da Nutricandies está o pesquisador goiano Gustavo Rocha, doutor em Ciência e Tecnologia em Alimentos pela Escola de Agronomia da UFG. De acordo com a organização do programa, a seleção considerou critérios como inovação, base científica e potencial de impacto nos sistemas alimentares.
O principal produto desenvolvido pela empresa é o Chocolate Mel de Cacau, formulado a partir de cacau, fibra de maçã e mel de cacau, líquido extraído da polpa do fruto, geralmente descartado no processo de colheita por sua instabilidade.
Segundo a Nutricandies, a proposta do produto envolve o aproveitamento desse subproduto e a redução do teor calórico em comparação a chocolates tradicionais. O desenvolvimento inclui pesquisas para estabilizar o mel de cacau e utilizá-lo como adoçante natural.
O Youth Impact: Because You Matter oferece capacitação, mentoria especializada e apoio financeiro aos projetos selecionados, além de promover a conexão com uma rede internacional de especialistas e instituições.
O objetivo é fortalecer modelos de negócio e ampliar o alcance de iniciativas relacionadas à segurança alimentar e à sustentabilidade. Além do suporte do CEI da UFG, a Nutricandies também recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), por meio do projeto Trilhas da Inovação.
Leia também: Arqueólogos encontram lousa da era vitoriana com rabiscos de crianças em escavação em Londres

