COMPARTILHAR

Estudante deverá solicitar benefício diretamente na instituição de ensino, que encaminhará processo ao Ministério da Educação para pagamento das mensalidades pendentes

Foto: Reprodução.

Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de Lei 3836/20, que propõe a criação de uma bolsa de estudos emergencial, paga pelo governo, para estudantes de cursos superiores privados. A proposta tem o intuito de combater os efeitos da crise econômica decorrente da pandemia de Covid-19, que levou à inadimplência de diversos alunos.

A matéria foi apresentada por diversos parlamentares do PT, sendo primeiro signatário o deputado Alencar Santana Braga (PT-SP).

De acordo com o texto, o pagamento das mensalidades deverá ocorrer até dezembro de 2020, com a possibilidade de ser prorrogado, caso perdure o estado de calamidade pública.

Para a efetivação do auxílio, seria utilizado o crédito extraordinário previsto nas medidas provisórias 941 e 942, ambas de abril de 2020, até o limite de R$ 354,2 milhões.

Terão direito à bolsa os alunos que comprovarem perda de renda familiar ou pessoal por conta da pandemia. O estudante deverá solicitar o benefício diretamente na instituição de ensino, que encaminhará o processo ao Ministério da Educação para pagamento das mensalidades pendentes.