Projeto assegura pensão à família de trabalhador essencial morto por coronavírus
17 abril 2020 às 10h47

COMPARTILHAR
Projeto de Lei, apresentado conjuntamente por oito parlamentares, tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília

Tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, o Projeto de Lei 1840/20 que assegura o direito à pensão por morte para os dependentes dos trabalhadores de atividades essenciais que morrerem de Covid-19.
Segundo a matéria, a pensão corresponderá a 100% da média dos maiores salários de contribuição, correspondentes a 80% do período contributivo. A proposta foi apresentada conjuntamente por oito deputados.
São consideradas atividades essenciais a assistência médica e hospitalar, a distribuição e a comercialização de alimentos, os serviços funerários, as telecomunicações, o transporte coletivo e o abastecimento de água, luz, gás e combustíveis.
Além destas, a proposta abrange ainda os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que atuem no enfrentamento da pandemia de Covid-19, dentre outros.
Os autores da matéria argumentam que, entre as vítimas de Covid-19 no Brasil, estão “trabalhadores que atuam na linha de frente do combate à doença e se expõem aos riscos inerentes a esse trabalho”.
Para eles, cabe ao estado brasileiro assegurar aos dependentes das vítimas o justo pagamento de pensão por morte. (Com informações da Agência Câmara de Notícias)

