Projeto Amigos do Araguaia promove limpeza das margens do Rio Araguaia e mobiliza empresas e voluntários; assista
16 outubro 2025 às 18h18

COMPARTILHAR
O projeto Amigos do Araguaia atua há cerca de 15 anos na limpeza das margens do Rio Araguaia em Goiás. A iniciativa começou com ribeirinhos de São José do Bandeirante, que realizavam a coleta de resíduos nas canoas antes das chuvas, e ganhou força ao longo dos anos com apoio da prefeitura e, mais recentemente, do setor privado.
O coordenador Paulo Lobo explicou ao Jornal Opção que, em 2025, cerca de 200 a 230 quilômetros do rio foram limpos, do município de Cocalzinho até Luiz Alves. O objetivo do projeto é expandir a ação até 2030, cobrindo os 2.115 quilômetros do Rio Araguaia e englobando os quatro estados por onde ele passa.
Além da limpeza, o Amigos do Araguaia promove atividades educativas em escolas, voltadas para crianças de dois a cinco anos, sobre preservação ambiental. O projeto também busca envolver empresas por meio de um selo ESG, incentivando práticas de responsabilidade ambiental. Este ano, 15 empresas aderiram à iniciativa.
Segundo Lobo, aproximadamente 100 voluntários participaram das ações em 2025, provenientes de São José do Bandeirante, Cocalzinho e Nova Crixás. As atividades são realizadas após o período de turismo e antes das enchentes, garantindo que resíduos não sejam arrastados para o leito do rio.
Sobre o período de atuação do projeto, Lobo destacou que ocorre após a época de praia. “É só depois do turismo. A gente faz, na verdade, porque aqui em Goiás, até final de setembro, ainda existem acampamentos. E depois que eles retiram tudo, e antes do rio subir, para que a enchente não leve tudo para a calha do rio, a gente vai e faz esse trabalho.”
Leia também
