Programa Voa Brasil completa um ano com baixa adesão e apenas 1,5% das passagens vendidas

28 julho 2025 às 19h07

COMPARTILHAR
Um ano após o lançamento, o programa Voa Brasil, do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), atingiu apenas 1,5% de adesão em relação às passagens inicialmente ofertadas. Das 3 milhões de passagens previstas com preços de até R$ 200 para aposentados do INSS, apenas cerca de 45 mil reservas foram efetivadas até a última quinta-feira, 24, de acordo com dados oficiais.
O número representa a ocupação potencial de pouco mais de 344 aeronaves, movimentando 87 aeroportos em todo o país — mas está muito abaixo da meta estabelecida na criação da iniciativa. Lançado em parceria com companhias aéreas, o programa previa a venda de passagens aéreas em períodos de baixa temporada para aposentados que não haviam voado nos 12 meses anteriores.
Apesar da baixa adesão, o secretário nacional de Aviação Civil e ministro em exercício, Tomé Franca, defendeu a importância da iniciativa. “O Voa Brasil resgata a autoestima do aposentado, dá a possibilidade de fazer uma primeira viagem de avião ou mesmo de rever parentes que não via há anos”, afirmou.
Entre os destinos mais procurados pelos beneficiados, São Paulo lidera com 12.771 passageiros, seguido por Rio de Janeiro (3.673), Recife (3.509), Brasília (3.000), Fortaleza (2.843), Salvador (2.601), João Pessoa (1.587), Maceió (1.507), Belo Horizonte (1.254) e Natal (1.150).
As regiões Sudeste e Nordeste concentraram a maior parte das reservas — 43% e 40%, respectivamente. Centro-Oeste aparece em terceiro, com 8%, seguido por Sul (5%) e Norte (3%).
O levantamento mostra ainda que os 510 trechos mais procurados incluíram rotas de longa distância, como São Paulo/Fernando de Noronha e Porto Alegre/Recife, além de voos curtos como a ponte aérea Rio/São Paulo ou deslocamentos dentro de um mesmo estado, como Salvador/Porto Seguro.
Apesar da adesão tímida, o MPor avalia que o programa tem potencial para crescer e estuda ajustes para melhorar a oferta e comunicação com o público-alvo nos próximos meses.
Leia também
Governo lança programa Voa Brasil, com passagens a R$ 200, na semana que vem, diz jornal