Segundo reportagem, senador Randolfe era visto como aliado por membros do Ministério Público. O procurador garante que relacionamento com parlamentar é institucional

Helio Telho | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Conforme revelado pelo UOL em parceria com o The Intercept, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) era visto como aliado por membros do Ministério Público Federal (MPF), mesmo quando foi investigado na operação [com posterior arquivamento no Supremo Tribunal Federal]. Inclusive, o procurador da República do MPF em Goiás, Helio Telho, teria celebrado a eleição do político no pleito passado e, ainda antes, mostrado projeto de Lei do congressista, elaborado por ele, a outros procuradores.

Helio, que foi um dos responsáveis pela prisão do ex-governador Marconi Perillo (PSDB-GO) em outubro passado, na Operação Cash Delivery, e que integra o Núcleo de Combate à Corrupção do MPF-GO, conversou com o Jornal Opção e pontuou os questionamentos por nota. Ele escreveu que não recebeu os diálogos e que não os localizou em sua conta do Telegram, além de não lembrar de tê-los mantido.

Ele informou, também, “que redigir anteprojetos de lei ou notas técnicas sobre projetos de lei e oferecê-los como sugestão a parlamentares como contribuição para o aperfeiçoamento do processo legislativo em temas relacionados com a atuação do MPF é uma atividade institucional desenvolvida com frequência pelas Câmaras de Coordenação e Revisão, por grupos temáticos, pela Secretaria de Relações Institucionais e Assessoria Parlamentar e por membros do MPF”.

Ainda conforme o procurador, “há inúmeros parlamentares que defendem temas que o Ministério Público tem o dever constitucional de defender e, por isso, haveria tão somente um alinhamento institucional, sem que isso represente alinhamento político ou partidário”. Segundo a nota, Helio manteve relação institucional com Randolfe, por isso não há conflito, mas “convergência de interesses”.

Diálogos

Em 5 de outubro de 2016, Helio teria enviado um link, no grupo Brigada Digital, que se tratava de um projeto de Lei apresentado pelo senador. Outro procurador, Marcos da Silva Costa, questionou: “Esse é um daqueles projetos preparados por ti, HT, e apresentado pelo Randolfe”. Telho confirmou e foi elogiado pelo colega Júlio de Castilhos. “A peça ficou excelente”.

Já no dia 7 de outubro passado, Helio e outros procuradores, no grupo Winter is Coming, teria comemorado a reeleição de Randolfe durante apuração parcial. “Outro aliado nosso que está disparando na frente na apuração é o Randolfe”.

Janice Ascari, que é integrante da força-tarefa da Lava Jato em São Paulo complementou. “Fiquei muito feliz com a reeleição”. Ela foi procurada pela reportagem do UOL, mas não se posicionou.

Críticas

Sobre Randolfe, vale citar que, após o começo das divulgações de conversas em entre membros da força-tarefa, em especial Deltan Dallagnol, que é o coordenador da Lava Jato em Curitiba, e o então Juiz Sergio Moro, ele se afastou da operação.

No Twitter, ele chegou a apontar “práticas abusivas” e a dizer que “as reportagens mostram fatos que interferiram diretamente nas eleições de 2018”. Randolfe ainda escreveu que esperava “que Moro e Dallagnol expliquem essa relação entre Judiciário e MP. Não podemos deslegitimar todo o combate à corrupção por conta de erros dos dois”.