Procura por máscaras e cloroquina dispara na internet

13 junho 2020 às 11h34

COMPARTILHAR
Os estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Distrito Federal foram de maior interesse pelo termo máscara.

O Google Trends, ferramenta que acompanha as principais tendências relacionadas a uma palavra-chave em um determinado tempo, não deixa margem para dúvidas: as buscas por hidroxicloroquina (ou simplesmente cloroquina) e máscaras de proteção tiveram um aumento expressivo nos últimos meses. Para se ter uma noção, houve crescimento de cerca de 12.700% nas buscas pelo polêmico medicamento no mês de maio, sendo que o maior pico dos acessos foi registrado entre os dias 15 e 21.
No mês de abril a palavra máscara teve um aumento nas buscas, de aproximadamente 5.500% comparado a meses anteriores, segundo o Google Trends. Um outro termo que de repente passou a ser um dos mais procurados na internet foi pijamas. No mesmo mês, registrou-se um crescimento de 4.850% nas buscas pela vestimenta de dormir.
Os estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Distrito Federal foram de maior interesse pelo termo máscara. Nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, pijama teve mais de 90 acessos diários.
Outros produtos mais buscados, segundo a ferramenta, entre os dias 15 de março e 15 de maio:
- Segmento de comidas e bebidas: gim (tipo de bebida destilada), rodízio mexicano, pizza de frigideira;
- Casa e bens pessoais: escova secadora, pantufa, celular moto G8 plus, robô aspirador;
- Saúde e beleza: cloroquina, máscara N95, gummy hair (vitaminas para o cabelo), antisséptico e álcool 70%