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Só no primeiro semestre do ano foram registradas 520 reclamações contra agências de turismo

Foto: Reprodução

A Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor, em Goiás, (Procon) recomenda que consumidores tenham cautela na hora de comprar pacotes de viagens nestas férias. Segundo o órgão, no primeiro semestre de 2019, foram registradas 520 reclamações contra agências de turismo no Estado.

O Procon alerta que, antes de fechar negócio, é importante que o consumidor realize uma pesquisa, e leve em consideração despesas fixas, como água, energia elétrica, telefone, alimentação e transporte, por exemplo.

E orienta, também, que os consumidores avaliem com cautela as condições ofertadas por sites ou aplicativos especializados que oferecem promoções nas passagens aéreas e pacotes de viagens, e assim evitar “uma futura dor de cabeça”. 

Outra recomendação é realizar um planejamento prévio: “Quem deixar para a última hora, corre o risco de encontrar os preços de passagens e pacotes mais elevados, o que pode extrapolar o orçamento”.

O Procon adverte para a regularidade da agência de turismo escolhida, que pode ser verificada buscando seu cadastro junto ao Ministério do Turismo. Além disso, é interessante que se faça uma consulta ao site ‘Reclame Aqui’ para checar se há reclamações de consumidores relacionadas aos estabelecimentos comerciais.

“É importante saber os detalhes do serviço oferecido, pois caso haja descumprimento de alguma parte do contrato, esse mesmo material  pode ser usado para posterior reclamação ou reivindicação de direitos no Procon Goiás ou na Justiça”.

Em seu site, o Procon-GO listou como o consumidor deve proceder em relação a cada serviço oferecido pelo pacote, como translado,  hospedagem, alimentação, passeios e cancelamentos.