Procon Goiânia alerta sobre golpes virtuais com uso de inteligência artificial em falsos sorteios
21 outubro 2025 às 18h10

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O Procon Goiânia emitiu um alerta aos consumidores sobre um novo tipo de golpe que utiliza inteligência artificial para enganar vítimas em supostos sorteios e promoções online.
De acordo com o superintendente do órgão, Mizair Lemes, criminosos estão se passando por influenciadores e empresas legítimas, usando vídeos falsificados para aplicar fraudes sofisticadas.
“Temos recebido denúncias de pessoas mal-intencionadas, que se passam por realizadores de sorteios na internet, dizendo que as vítimas foram contempladas. Eles utilizam inteligência artificial para colocar o rosto de uma pessoa que não é, se passam por outra em chamadas de vídeo e acabam convencendo o consumidor”, explicou Mizair ao Jornal Opção.
Segundo ele, por se tratar de uma ligação de vídeo, o golpe se torna ainda mais convincente. “A pessoa vê aquela imagem, conversa com o suposto apresentador, vê ele pulando de alegria, e acaba acreditando que é verdade. Muitas vezes, acaba caindo no golpe e passando dados pessoais e bancários.”
O superintendente destacou que o Procon tem recebido diversas notificações sobre esse tipo de fraude e que a instituição vem intensificando as ações de conscientização. “A gente está divulgando esse alerta para que o consumidor fique atento e não caia nesse tipo de golpe. O meio digital é um canal difícil, o acesso para encontrar o bandido é complicado, e isso facilita a ação desses criminosos”, afirmou.
Mizair reforçou que a atenção do consumidor é a principal defesa contra esse tipo de crime. “A principal coisa que o consumidor deve ter em mente é aquele velho ditado: quando a esmola é demais, o santo desconfia. É preciso desconfiar de prêmios muito fáceis e ofertas generosas demais”, aconselhou.
Ele lembrou que os golpistas costumam pedir informações pessoais e códigos enviados por SMS. “Esses códigos permitem que o criminoso acesse perfis de redes sociais, como Instagram e WhatsApp, e até contas bancárias. Então o consumidor deve evitar, a qualquer custo, compartilhar esse tipo de dado.”
Quanto às medidas adotadas pelo Procon, Mizair explicou que a atuação do órgão é principalmente educativa e administrativa. “A investigação criminal é de competência da Polícia Civil. Sempre que recebemos denúncias, informamos a polícia para que conduza as investigações. O papel do Procon é alertar o consumidor e, quando identificamos uma relação de consumo lesiva, aplicamos sanções administrativas, como multas”, concluiu.
O Procon Goiânia recomenda que os consumidores desconfiem de mensagens que prometem prêmios, não compartilhem informações pessoais por aplicativos de mensagem e verifiquem sempre a autenticidade de perfis e campanhas antes de interagir.
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