O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) alertou que, a partir de segunda-feira, 20, podem ocorrer tempestades com rajadas de vento e, eventualmente, granizo, em Goiás. A recomendação feita pelo órgão é redobrar a atenção devido ao risco de alagamentos em áreas urbanas.

As tempestades vão acontecer na região centro norte, que engloba 60 municípios goianos. Cidades do norte, como: Porangatu e Uruaçu até a área próxima da capital, especialmente, Anápolis e Jaraguá. A previsão é para chuvas entre 20 e 30 mm/hora ou 50mm/dia com possibilidade de rajadas de ventos de 50 km/h.

O mês de outubro é caracterizado por ser um mês de transição do período de estiagem para o período do início das chuvas. Existe possibilidade de chuvas fortes no município de Cavalcante, região da Chapada dos Veadeiros que enfrentou semanas de incêndio florestal, atingindo até a comunidade Kalunga.

Umidade do ar

A umidade relativa do ar estará com nível de observação – variando de 31% até 40%. A massa de ar quente ainda predomina em Goiás, influenciando altas temperaturas em todo o estado.

Na região Oeste e Norte do estado, a temperatura pode chegar a 36°C. Previsão de máxima de 35°C para as regiões Leste e Central. Na região Sul e Sudoeste, máxima de 32°C.

Para Goiânia, a previsão do Cimehgo é de sol e pancadas de chuvas isoladas. A temperatura máxima prevista é de 33ºC e mínima de 19 ºC. A umidade relativa do ar deve variar de 40% a 95%.

Leia também: Chegada de frente fria pode provocar chuva de granizo em Goiás, aponta previsão