COMPARTILHAR

Giovani Ribeiro

O filósofo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche ( 1844-1900) é um dos filósofos mais influentes dos últimos cem anos, além de filósofo também foi poeta e filólogo. A filosofia de Nietzsche é marcada pela crítica a moral socrática e aos valores do Cristianismo, embora, não tenha criticado Jesus. Interpretado por muitos como ateu, polêmico e contraditório, Nietzsche trouxe inúmeras contribuições para o pensamento ocidental moderno. Autor de inúmeras obras, dentre elas: Assim Falava Zaratustra, que é uma obra escrita em forma de aforismos, que são breves reflexões, como por exemplo: “ o homem é uma corda estendida entre o animal e o Super-homem, uma corda sobre o abismo”.

Podemos elencar cinco pressupostos que norteiam toda a filosofia de Nietzsche:

1 – O Super Homem, que não tem nada a ver com o herói da criptonita, que voa e tem poder sobrenatural, pois, para Nietzsche, o homem foi feito para ser superado, no sentido de superar a si mesmo se colocando além do bem e do mal, esse dualismo que o cristianismo determinou colocando o homem como um ser decaído e fracassado, para o filósofo de Zaratustra, o homem precisa viver a vida com intensidade se recorrendo da arte e suas facetas, como por exemplo, a música e a poesia.

2 – A transmutação dos valores, a moral socrática, segundo Nietzsche, levou o homem a uma certa decadência, ao contrário do herói grego, que viveu na Grécia no período homérico, que agia movido pelo instintos e não submisso a uma moral.

3 – O amor fati, diz respeito ao amor à vida, como ela é, com os seus fracassos, suas vitórias, suas dores e suas alegrias, e não incorrer no fatalismo mas viver o hoje, o agora, sem esperar a eternidade para ser felizes.

4 – A morte de Deus, é outro conceito polêmico da filosofia de Nietzsche, mas será que Nietzsche matou Deus? Quando Nietzsche afirma que Deus está morto, ele tece pesadas críticas ao cristianismo, como um sistema religioso decadente e que impõe valores hipócritas sobre os homens, como por exemplo, alguns conceitos morais que já entraram em decadência como o conceito de verdade, o que seria a verdade em um mundo pós-moderno no qual estamos inseridos? A verdade se relativizou e hoje existem verdades ao invés de verdade.

5 – A vontade de potência é fundamental para que o homem se liberte da “moral de rebanho” ou moral de escravos e viva a vida se revestindo de um espírito livre de imposições religiosas ou morais( entenda-se moral nesse contexto, como um certo fanatismo religioso ou ideológico) É impossíveis fechar conceitos sobre as ideias de Nietzsche visto ter sido ele um filósofo que nunca se permitiu ser rotulado, ele mesmo disse: “ Não sou homem sou dinamite”.

Giovani Ribeiro é filósofo, poeta e membro da Academia Goianiense de Letras