Presidente do Banco Central afirma que PIB de 0,1% é “pausa no crescimento econômico”
27 março 2015 às 16h48

COMPARTILHAR
Apesar da baixa, Alexandre Tombini afirmou que os ajustes econômicos “tendem a construir bases mais sólidas para a retomada da confiança e do crescimento econômico”

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, comentou, em nota, o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (27/3). Para o dirigente, o resultado de 0,1% confirma “a pausa no crescimento econômico” do Brasil.
[relacionadas artigos=”31594″]
Mesmo com a baixa, Tombini afirmou que os ajustes na economia “tendem a construir bases mais sólidas para a retomada da confiança e do crescimento econômico”.
O presidente do BC argumentou ainda que os dados disponibilizados pelo IBGE revelaram “um quadro de maior expansão da atividade econômica desde 2012, como já evidenciado para 2011, de participação mais elevada do investimento na economia e de melhores indicadores de solvência do País”.
Confira a íntegra da nota do BC:
O resultado do PIB em 2014, conforme dados das Contas Nacionais divulgados hoje, confirmou a pausa no crescimento econômico no ano.
Por outro lado, a revisão das estatísticas decorrente de aprimoramentos metodológicos incorporados pelo IBGE revelou um quadro de maior expansão da atividade econômica desde 2012, como já evidenciado para 2011, de participação mais elevada do investimento na economia e de melhores indicadores de solvência do País.
Numa visão prospectiva, não obstante a evolução desfavorável da atividade no curto prazo, os ajustes macroeconômicos em curso tendem a construir bases mais sólidas para a retomada da confiança e do crescimento econômico.