Presidente da Fapeg destaca recuperação financeira e expansão da pesquisa científica em Goiás
13 novembro 2025 às 07h30

COMPARTILHAR
O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Marcos Fernando Arriel, destacou, durante o lançamento do programa Goiás pelo Mundo, a transformação vivida pela fundação desde o início da gestão do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Segundo ele, em 2019 a Fapeg enfrentava uma das situações financeiras mais delicadas de sua história, com dívidas acumuladas que ultrapassaram o equivalente a cinco orçamentos anuais da instituição.
“Havia restos a pagar que comprometem toda a capacidade de investimento da fundação, inclusive com pendências junto a pesquisadores da Universidade Estadual de Goiás. Levamos até 2022 para equilibrar as contas”, afirmou Arriel.
Com o saneamento das finanças, foi possível retomar e ampliar o apoio à pesquisa científica e tecnológica no Estado. “A partir desse momento de superação, conseguimos criar os Centros de Excelência. Já temos dez instalados e o vice-governador Daniel Vilela anunciou que, em breve, o Centro de Excelência em Mineração, em Catalão, estará pronto”, completou.
Arriel ressaltou que o novo cenário financeiro permitiu à Fapeg retomar o pagamento regular de bolsas de pesquisa, formação, mestrado e doutorado, além de ampliar o intercâmbio científico com instituições internacionais. “Lá atrás não era possível sequer garantir o pagamento de bolsas. Agora, quase 600 pessoas já foram impactadas, tanto com o envio de pesquisadores goianos ao exterior quanto com a vinda de cientistas estrangeiros para o nosso Estado”, afirmou.
O presidente destacou que o fortalecimento da fundação tem contribuído para elevar a competitividade e o nível de conhecimento dos pesquisadores e instituições goianas, consolidando Goiás como um polo emergente de ciência e inovação no país.
Leia também:
