Presidente da Câmara garante que Plano Diretor será discutido apenas nas audiências públicas
04 setembro 2019 às 15h19

COMPARTILHAR
Em entrevista ao Jornal Opção, vereador Romário Policarpo diz não aceitar “reuniões a portas fechadas” para “não gerar dúvidas quaisquer tipos de questionamentos, como no passado”

Em entrevista exclusiva ao Jornal Opção, o presidente da Câmara Municipal, vereador Romário Policarpo (Patriota), disse que não aceitará reuniões a portas fechadas sobre a tramitação do Plano Diretor. “Só falarmos sobre o projeto nas audiências públicas”, garantiu.
Segundo ele, esse foi o caminho escolhido para não gerar dúvidas. “Ou quaisquer tipos de questionamentos, como vimos acontecer no passado”, explicou. Os encontros, portanto, devem servir para os vereadores e a sociedade, publicamente, tirarem dúvidas, apresentarem sugestões e apontarem mudanças.
De autoria da Prefeitura, a proposta de Lei Complementar do Plano Diretor está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câmara de Goiânia. A vereadora Cristina Lopes (PSDB) é a relatora do texto na comissão. A série de audiências públicas de apresentação e discussão do plano nos bairros começa no dia 12. A primeira votação em plenário está prevista para dia 9 de outubro e a segunda, para 12 de novembro.
O Plano Diretor é um pacto socioterritorial e um plano urbanístico. Contém os principais instrumentos e critérios de ordenamento territorial. O plano regulamenta o uso, o parcelamento e a ocupação do solo urbano. Por meio do plano, o município define a abrangência e a oferta dos serviços públicos (saúde, educação, transporte e segurança pública), ordena o uso e ocupação do solo (edificações), promove a regularização fundiária e o emprego e assegura a correta aplicação das medidas de proteção do meio ambiente nas zonas rurais e urbana do município.