Prefeitura de Goiânia derruba construção abandonada marcada com símbolo do CV: “Estamos retomando a cidade”, diz Mabel

01 outubro 2025 às 15h17

COMPARTILHAR
A Prefeitura de Goiânia iniciou, nesta segunda-feira, 29, a demolição de construções abandonadas usadas como pontos de criminalidade. A primeira intervenção aconteceu em frente à Praça do Trabalhador, na Avenida Independência com a Rua 68, onde um banheiro público degradado havia se transformado em abrigo para traficantes. Já na rua 236, no Setor Leste Universitário, um dos muros ostentava o símbolo do Comando Vermelho (CV), facção criminosa. Para o prefeito Sandro Mabel (UB), a derrubada representa um marco simbólico de retomada da cidade.
“Operador, a primeira coisa que eu quero derrubar é isso aqui. Esse símbolo precisa cair porque mostra que estamos tomando Goiânia de volta. Esses mocós não podem servir de abrigo para criminosos”, disse o prefeito, durante a ação.
“Pessoas que estavam em situação de rua que moravam aqui, nós já estamos acomodando, arrumando comida, arrumando cesta básica, arrumando onde elas podem ficar. É triste pensar que um irmão nosso está morando aí dentro. E esse tipo de coisa é uma ameaça, e essas ameaças vão desaparecer de Goiânia. São vários imóveis”, afirmou Mabel.
Ao lado de Mabel, o comandante do BPM Terminal, tenente-coronel Tarley, reforçou que a ação é também um recado às facções criminosas que tentam se estabelecer na capital. “Toda essa parceria mostra que a facção em Goiás não predomina. Nós estamos aqui para derrubar qualquer símbolo de criminalidade. Comando Vermelho ou qualquer outra organização não terá espaço. Vamos pôr no chão”, afirmou.
A iniciativa, segundo o prefeito, será ampliada para diversas regiões da capital, priorizando estruturas condenadas que não possam ser recuperadas e que venham servindo como pontos de insegurança para moradores. “Desde o início da nossa gestão notificamos as empresas responsáveis e buscamos soluções em conjunto, mas nada avançou. Se não há responsabilidade por parte deles, a Prefeitura vai agir. A vida de uma criança não pode ser perdida por negligência”, disse Mabel.
Para Gustavo Toeldo, comandante da Guarda Civil Metropolitana (GCM), além de eliminar locais utilizados por criminosos, a medida traz mais visibilidade às forças de segurança, favorecendo o patrulhamento ostensivo. “Esse banheiro abandonado era um ponto de insegurança. A partir do momento em que o colocamos abaixo, devolvemos o espaço à sociedade e aumentamos a segurança. É um trabalho integrado com a Polícia Militar, Defesa Civil e outros órgãos, que será replicado em diferentes áreas de Goiânia”, explicou.
A Prefeitura informou que a ação faz parte de uma estratégia permanente de combate ao abandono urbano e de fortalecimento da segurança pública, e que novas demolições já estão sendo planejadas.
A Prefeitura de Goiânia reforça que outras ações semelhantes serão realizadas nas próximas semanas, tanto em imóveis privados quanto em áreas públicas. “São banheiros, equipamentos que tem autorização de área pública, pit dogs, bancas de revistas abandonadas. Já estamos tomando providência de retirar esses imóveis que causam risco para a população”, explicou o diretor de fiscalização da Secretaria de Eficiência, João Pérez.
“Esse é apenas o começo. A mensagem é simples: Goiânia é dos cidadãos de bem, e não dos criminosos”, completou Mabel.
Leia também
Prefeitura inicia demolição de construções abandonadas em Goiânia