O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), reinaugurou nesta quarta-feira, 10, o projeto Mini Cidades, que busca ensinar regras de trânsito para crianças da rede municipal de ensino. A iniciativa integra o programa “Pequenos no Trânsito, Gigantes na Cidadania” e pretende formar jovens multiplicadores do conhecimento junto às famílias, reforçando a cultura da segurança viária.

A abertura contou com a presença da vice-prefeita coronel Cláudia Lira, da secretária municipal de Educação, Giselle Faria, e do secretário municipal de Trânsito, Tarcísio Abreu. Trinta e seis alunos da Escola Municipal Marechal Ribas Júnior participaram da atividade, que incluiu vídeos educativos, palestras e dinâmicas em um espaço que simula ruas e sinalizações, acompanhados por agentes de trânsito.

Mabel destacou que o projeto estava paralisado havia quatro anos e volta agora com uma proposta de maior integração com o ensino. “As crianças aprendem rápido e muitas vezes cobram os pais quando percebem infrações. Determinei que, pelo menos uma vez por mês, as escolas tenham aulas de trânsito, e com as lousas eletrônicas que receberemos no próximo ano, a interação será ainda maior”, disse.

A secretária de Educação, Giselle Faria, ressaltou que a ação conecta aprendizado com cidadania. “Uma simples placa pode salvar vidas. As crianças levam esse conhecimento para casa e passam a fiscalizar os pais. É uma forma de transformar a educação em algo prático, que impacta toda a comunidade”, afirmou.

O secretário de Trânsito, Tarcísio Abreu, destacou que a minicidade foi totalmente revitalizada para receber de 30 a 50 alunos por vez. “Semanalmente, uma escola municipal passará pelo espaço. As crianças se tornam agentes mirins, orientando os pais sobre respeito às leis de trânsito e ajudando a construir uma cidade mais segura”, explicou.

Os estudantes também destacaram o aprendizado. Letícia Ribeiro, de 9 anos, contou que já pretende cobrar a mãe em casa. “Aprendi que não pode passar no sinal vermelho e que no amarelo tem que desacelerar. Quero ser fiscal de trânsito”, disse. O colega de Letícia, Cláudio Santos disse que irá “ensinar o que aprendi para o meu pai e minha mãe, que já respeitam bastante as regras”.

Leia também

Mabel anuncia R$ 1 bilhão em obras para 2026, com foco em mobilidade e saúde