O prefeito Sandro Mabel inaugurou nesta quinta-feira, 23, a sincronização dos semáforos  na Avenida 85. A expectativa, segundo ele, é que haja um ganho de até 35% na fluidez dos veículos ao longo dos 4,5 quilômetros da via. Esse é o sétimo corredor com a chamada “onda verde”, sendo os outros Castelo Branco/Mutirão; Jamel Cecílio/136; Universitária; Avenida 24 de Outubro, BRT Norte-Sul (trecho Isidória a Praça Cívica) e Leste-Oeste (trecho Jardim Novo Mundo até a Praça da Bíblia). 

Durante a inauguração, o prefeito comentou sobre as intervenções tidas como necessárias para dar mais espaços para os carros, como a diminuição da Praça das Violas, no cruzamento das avenidas T-9 e 85. “Agora entram até quatro veículos. Isso vai permitir que se consiga dar uma fluidez mais rápida e, com isso, se diminui o tempo do sinaleiro entre uma intervenção e outra, o que permite que a onda verde venha a funcionar. Agora vocês vão ver umas placas nessas vias que têm a onda verde. Nós esperamos atingir de 30% a 35% de aumento na velocidade, garantindo uma fluidez no trânsito”, explica. 

O trecho recebeu revitalização completa da sinalização horizontal e vertical, além de adequações geométricas em cruzamentos. Sandro Mabel ainda destacou que o próximo trabalho a ser feito na região será o binário na Rua T-55 e na Avenida T-10, que passarão a ter sentidos únicos. Além disso, Mabel falou que, nos próximos dias, a Avenida 85 deve ganhar a tecnologia necessária para a metronização. “Aqui ela está sincronizada, mas ela ainda não está metronizada. Metronizar será a hora em que nós vamos embarcar todo o equipamento de inteligência artificial e tudo mais. Ela faz a via andar muito mais rápido e o ônibus acaba andando quase com uma velocidade de metrô. Nós próximos três anos, queremos metronizar 240 quilômetros em Goiânia”, afirma.  

Outros cruzamentos também passaram por ajustes, como os das ruas 141, T-53, 1122 e T-11. Segundo a Prefeitura, com as medições iniciais, a sincronização já proporcionou melhoria média de 28% no tempo de deslocamento nos horários de pico, devendo atingir a meta de 35% após os ajustes finais. 

Apesar dos avanços, o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, conta que apenas 17% do parque semafórico de Goiânia está conectado para proporcionar mais agilidade ao motorista. “Nós fizemos uma avaliação desse parque semáforo e constatamos que 82% estava desatualizado, sem reposição de peças, com equipamentos que não têm mais como fazer nenhum tipo de upgrade. Então, por conta disso, nós estamos agora fazendo a modernização”, pontua.