Durante entrevista transmitida ao vivo pelas redes sociais do Jornal Opção, prefeito considerou flexibilização de algumas atividades já nas próximas semanas. Veja quais

Gustavo Mendanha, prefeito de Aparecida de Goiânia | Foto: Fernando Leite / Jornal Opção

O prefeito Gustavo Mendanha conversou, na manhã desta quinta-feira, 3, com o Jornal Opção durante uma live com transmissão ao vivo para o Facebook e Instagram. Durante o bate-papo, o prefeito foi questionado pelo público que acompanhava a entrevista, a respeito da flexibilização para algumas atividades em Aparecida, especialmente as academias.

“Existem algumas atividades que eu acredito que nos próximos dias poderão retornar de uma maneira responsável. Dentre elas, as academias. Estamos esperando o CREF [Conselho Regional de Educação Física] que está se furtando, mas ele precisa assinaria assinar uma nota técnica com a gente se responsabilizando também por essa retomada”, explicou.

Segundo o prefeito, a nota técnica em questão já foi elaborada. No entanto, o Conselho argumenta não ter autonomia para assiná-la. “O que a gente quer é que todos se responsabilizem e estamos esperando que o CREF assine também essa decisão”.

Outras atividades

O prefeito adiantou também que os restaurantes poderão ser liberados dentro dos próximos 14 dias. “Será permitida a retomada com 50% de sua capacidade, talvez com algumas regras para que possamos realmente evitar o contágio”.

Outro segmento que o prefeito disse apoiar o retorno foi o das escolas municipais. Ele acredita que essas deverão retornar nem que seja com 40% de sua capacidade ou por meio da implantação de um sistema de rodízio entre os próprios alunos. “Tenho duas crianças em casa e vejo que realmente o aprendizado não é o mesmo. A atividade presencial com o professor é muito importante, então nesse momento a gente começa a discutir também a retomada das aulas”, declarou.

Clique aqui para acessar a entrevista completa no Instagram do Jornal Opção.

O que diz o CREF

Em resposta ao Jornal Opção, o Conselho Regional de Educação Física da 14ª Região (CREF14/GO-TO) afirma que disponibilizou, no dia 25/06/2020, sua nota técnica para atender à solicitação da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, ressaltando que não possui legitimidade para assinar nota conjunta com o Comitê Técnico de Combate à Pandemia do Novo Coronavírus (SARS-CoV-2) para nortear a reabertura das academias no município.

O CREF enviou ainda cópia do ofício encaminhado à Prefeitura, constando assinatura de recebido.

Enquanto autarquia federal regulamentadora e fiscalizadora do exercício profissional dos Profissionais de Educação Física do Estado de Goiás, o Conselho Regional de Educação Física da 14ª Região (CREF14/GO-TO), não possui competência ou legitimidade para determinar, por si próprio, a reabertura de estabelecimentos comerciais ou empresariais e tampouco para normatizar matéria relacionada à saúde pública. No entanto, solicitou à Prefeitura de Aparecida de Goiânia a reabertura das academias de ginástica e similares, no entendimento que a atividade física orientada é de fundamental importância, razão pela qual disponibilizou a Nota Técnica publicada pelo Conselho em 22/05/2020 e editada conforme as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde para subsidiar a tomada de decisão dos gestores públicos responsáveis por normatizar via Decretos a reabertura das academias e o retorno das atividades econômicas relacionadas à prática de atividades físicas e esportivas, reafirmando sempre a defesa dos Profissionais de Educação Física retornarem às suas atividades profissionais visando a profilaxia destacada pelos órgãos de saúde pública. O CREF14/GO-TO também se colocou à disposição do Prefeito Gustavo Mendanha para auxiliar a sua Administração no que compete legalmente ao Conselho.

Diálogo Permanente

Desde o início da situação de calamidade pública provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) ter sido decretada nos estados de Goiás e Tocantins, o Conselho Regional de Educação Física da 14ª Região não tem medido esforços para manter o diálogo permanente com as autoridades governamentais, municipais, da área de saúde e sanitária. O Conselho ressalta a importância do trabalho do Profissional de Educação Física para a manutenção da boa saúde, bem como de sua atuação no tratamento e prevenção de comorbidades.