Prefeito de Aparecida decide ampliar testagem no município: de 300 por semana para 300 por dia
20 maio 2020 às 11h25

COMPARTILHAR
Município decidiu ainda adotar escalonamento por regiões; medida está sendo estudada

O secretário de Saúde do município de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães, concedeu, na manhã desta quarta-feira, 20, uma entrevista coletiva para apresentar e repercutir os resultados da testagem domiciliar para Covid-19 no município. Conforme mostrado pelo Jornal Opção, o estudo revelou que a cada caso notificado pela Secretaria Municipal de Saúde, outros 17 passam desapercebidos.
De acordo com o secretário, por determinação do prefeito Gustavo Mendanha (MDB), duas medidas importantes serão tomadas nos próximos dias, “no mais tardar na semana que vem”. Uma delas é que, ao invés de realizar 300 testes por semana, o município passará a realizar 300 por dia. “Queremos diminuir o número de subnotificações. Já conversamos com um laboratório aqui do município que nos garantiu essa capacidade, bem como a liberação dos resultados em 24h”.
Outra questão diz respeito ao escalonamento do isolamento social por regiões. “Teremos um olhar mais cuidadoso e individual sobre cada uma das diferentes regiões de Aparecida. Sabemos que cada uma delas possui suas próprias vulnerabilidades, então optamos por criar estratégias individuais”, disse.
Resultados
A pesquisa mostrou que, ao todo, 1208 testes apresentaram resultados negativos e 5 positivos. Apesar da baixa prevalência da doença e boa parte dos casos assintomáticos, a estimativa do número de casos total atualmente é de 2370 na cidade. A confiança da pesquisa é de 95 % com margem de erro de 3% para mais ou para menos.
Outro fator pontuado por Magalhães diz respeito ao entendimento da população quanto a necessidade de isolamento social. Apesar da esmagadora maioria (90%) ter aderido ao uso de máscaras e entendido essa necessidade, segundo ele, a taxa de isolamento ainda é baixa. “Tem gente saindo de casa desnecessariamente”, lamentou.