Pré-candidatura de Alcides vira pedra no sapato do PL goiano
10 dezembro 2025 às 21h25

COMPARTILHAR
A presença do deputado federal Professor Alcides no PL tornou-se uma espécie de “assunto proibido” dentro da legenda. Enquanto lideranças da sigla em Goiás asseguram que o vínculo partidário do parlamentar está perto do fim, Alcides, que foi derrotado nas últimas eleições municipais e enfrenta denúncias graves envolvendo adolescentes, segue trabalhando em seu projeto de reeleição e não dá sinais públicos de deixar a legenda bolsonarista.
No início deste ano, o próprio Alcides anunciou que estava de saída do PL para, assim, focar em sua defesa de acusações de envolvimento com um adolescente. Na ocasião, ele alegou ter sido vítima de “mentiras e de ataques baseados em montagens de imagens e de vídeos falsos, criados com o uso de tecnologias sofisticadas em uma clara tentativa” de manchar sua trajetória.
Quase um ano depois, porém, o deputado segue filiado e, segundo sua assessoria, “segue firme e comprometido com o projeto de reeleição pelo PL, partido ao qual está devidamente integrado e com qual mantém alinhamento político e pragmático”.
Acontece que, para outros filiados de relevância do PL em Goiás, a coisa não é bem assim. Em entrevista recente ao Jornal Opção, o vereador de Aparecida de Goiânia e presidente do PL Jovem de Goiás, Dieyme Vasconcelos, disse que o processo de desfiliação de Alcides Ribeiro do partido está perto de ser concluído.
“O Professor Alcides, hoje, não está no PL. O processo dele na esfera nacional está em fase de finalização, e ele está deixando o partido. No PL, não há mais nenhuma foto ou material dele; nada relacionado ao professor permanece lá”, disse.
O conflito de versões expõe o que ficou mais perceptível ao longo do ano: a filiação de Alcides e seu projeto de reeleição viraram um incômodo dentro do PL, partido que prega os “valores tradicionais e da família” e que tem preferido silenciar a defender publicamente um mandatário contra o qual pesa denúncias sérias.
Note-se que não há mais sinais de proximidade entre Alcides e figuras carimbadas do PL em Goiás, como o deputado federal Gustavo Gayer, outrora seu defensor veemente.
Há quem diga, no entanto, que ao contrário do que alardeia Alcides, de permanência no partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, a ida dele para o PSDB de Marconi Perillo é uma possibilidade que ele não descarta.
